Banca de DEFESA: KARINY KELLY DE OLIVEIRA MAIA

DISCENTE : KARINY KELLY DE OLIVEIRA MAIA
DATA : 31/01/2022
LOCAL: Vídeoconferência

COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À SAÚDE DE PESSOAS IDOSAS EM ATIVIDADE LABORAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

1. Idoso. 2. Comportamento relacionado com à saúde. 3. Emprego.

O aumento da expectativa de vida é comemorado como um avanço para a humanidade, porém ele traz consigo o envelhecimento da população e consequentemente um grande desafio para o mundo contemporâneo. Conhecer as características e comportamentos relacionados à saúde da população idosa permitirá a implementação de políticas e ações direcionadas às reais necessidades desse público. Objetivo: Analisar os comportamentos relacionados à saúde de pessoas idosas em atividade laboral em uma universidade pública. Metodologia: Estudo transversal descritivo e inferencial, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 80 indivíduos e os dados foram coletados entre os meses de maio a dezembro de 2021. Foi realizado desde análises descritivas ao teste Quiquadrado de Pearson ou exato de Fisher para o nível de significância de 95%, além da regressão de Poisson e análise cluster, através do no software IBM SPSS. Resultado: A maioria dos entrevistados foi do sexo masculino (n=45, 53,8%), a idade média foi de 64 anos, a cor/raça que predominou foi a negra (n=40, 50,0%). Destaca-se que os servidores técnicos administrativos participaram mais (n=46, 57,7%) e no tempo de serviço a grande maioria tem mais de 41 anos (n=36, 45,0) de serviço na UFRN. Encontrou-se associação significativas entre cargo e vacina atualizada contra influenza (p<0,03), entre religião e procura por atendimento médico no último ano (p<0,03), relação sexual no último ano e sexo (p<0,001), estado civil (p<0,001) e coabitação (p<0,02). Após a criação de dois clusters, oito indivíduos não se agruparam a nenhum cluster e foram considerados com comportamentos relacionados à saúde excelentes. O cluster 1 foi considerado como apresentando comportamento muito bom e cluster 2 com comportamentos regulares. Encontrou-se associação significativa entre os clusters e estado civil (p<0,04) e coabitação (p<0,05), com ambos presentes no cluster 1. Considerações finais: apesar do estudo mostrar que em geral os indivíduos que participaram da pesquisa apresentaram bons comportamentos relacionados à saúde, ainda se observou uma parcela que relatou comportamentos de risco à saúde, o que se evidencia os desafios sobre o autocuidado na população idosa. Com isso é possível perceber a importância da sensibilização dessas pessoas idosas para com os comportamentos de risco à saúde e os seus impactos na saúde e qualidade de vida, principalmente no fornecimento de informações ações para que estas tomem decisões sobre seus comportamentos.

Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interna - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA