Banca de DEFESA: WAGNER IVAN FONSECA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER IVAN FONSECA DE OLIVEIRA
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Vídeoconferência

Modelo conceitual de cuidado na Atenção Primária à Saúde a partir do  protagonismo sociopolítico da pessoa idosa.

Envelhecimento. Políticas públicas. Proteção social em saúde. Participação social.

Mesmo diante de uma sociedade envelhecida, as pessoas idosas concorrem a um cerceamento das experiências individuais a partir da indução de uma velhice universal, na qual o prolongamento da capacidade funcional e a necessidade de justificar sua utilidade são premissas de aprovação social. Objetivo: Desenvolver um modelo conceitual baseado no Cuidado Centrado na Pessoa e políticas públicas de proteção à pessoa idosa. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória com abordagem analítica e documental, dividida em cinco etapas: (1) pesquisa documental dos fatores intervenientes ao processo de formulação das políticas públicas de proteção à pessoa idosa. Buscamos compreender as diretrizes que estabelecem seu funcionamento e as relações de poder intrínsecas aos diferentes interesses sociopolíticos e econômicos sob a prerrogativa da biopolítica; (2) Revisão de Escopo, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute’s (JBI)´s a partir da seguinte pergunta de pesquisa: quais iniciativas relevantes para promover a qualidade na Atenção Primária à Saúde da pessoa idosa em consonância com a dimensão da qualidade Cuidado Centrado na Pessoa; (3) pesquisa documental para compreendermos as relações de poder que determinam a construção social da pessoa idosa a partir das Políticas Nacional de Promoção da Saúde; (4) pesquisa qualitativa a partir de dados secundários colhidos no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do estado do Rio Grande do Norte para compreendermos os entraves associados ao funcionamento dos conselhos direitos da pessoa idosa e (5) estudo qualitativo considerando as etapas pregressas para o desenvolvimento do modelo conceitual de cuidado da pessoa idosa com ênfase na dimensão da qualidade Cuidado Centrado na Pessoa e Atenção Primária à Saúde. Resultados e discussão: Constatamos que os mecanismos de poder implícitos nas políticas tutelam a velhice para melhor gestão e eficiência a partir dos interesses capitalistas. Desnaturaliza-se a luz de um ideal de juventude ininterrupta materializada pelo lucro e produtividade. Assim, o ideário neoliberal a partir de uma despolitização e mensagens individualistas ignora os aspectos sociais relacionados a própria trajetória da pessoa idosa para induzir, segundo uma racionalidade biomédica prescritiva e regulatória, a utopia de alcançarmos o envelhecimento sem velhice e legitimar a desresponsabilização do Estado como promotor de saúde e cuidado da pessoa idosa. Considerações finais: Em face do exposto, construímos um modelo conceitual para o cuidado da pessoa idosa contrapondo-se aos preceitos neoliberais entorno da mercantilização da saúde em detrimento ao protagonismo sociopolítico da pessoa idosa e, portanto, o reconhecimento dos aspectos multidimensionais como instrumentos sociais imprescindíveis de emancipação política e promoção da saúde.

Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interna - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA