Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINY KELLY DE OLIVEIRA MAIA

DISCENTE : KARINY KELLY DE OLIVEIRA MAIA
DATA : 18/11/2021
LOCAL: Vídeoconferência

COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À SAÚDE E ESTADO GERAL DE SAÚDE EM PESSOAS IDOSAS SOB ATIVIDADE LABORAL

Idoso. Comportamento relacionado com à saúde. Emprego.

Introdução: Embora se comemore o aumento da expectativa de vida como um avanço para a humanidade, este traz consigo o envelhecimento da população como sendo um dos mais relevantes e maiores desafios do mundo contemporâneo. Conhecer as características e reais necessidades junto a relação de comportamentos relacionados à saúde com o envelhecimento saudável em idosos permitirá o desenvolvimento de intervenções direcionadas. Objetivo: Estudar os comportamentos relacionados à saúde em pessoas idosas sob atividade laboral e o seu atual estado de saúde. Metodologia: Estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizado o teste Qui-quadrado ou exato de Fisher com intervalo de confiança de 95% para estatística descritiva e teste Qui-quadrado ou exato de Fisher com intervalo de confiança de 95%, como também a análise multivariada de Poisson com cruzamento de todas as variáveis independentes com as dependentes, para buscar associações e determinar a razão de prevalência com intervalo de confiança de 95%, para a estatística inferencial através do no software IBM SPSS versão 22.0. Resultados: na análise descritiva predominou o sexo masculino com idade média de 64 anos, com cor/raça parda e preta, casados, e de nível superior de ensino. A maioria considerou seu estado geral de saúde e memória como excelente e boa, elevado número de entrevistados com doenças crônicas não transmissíveis, e destaque para um número significativo de pessoas com multimorbidades. A importância da vida sexual ao longo da vida se mostrou importante, pelo menos um dia na semana a maioria dos entrevistados ingeriram álcool nos últimos três meses, relataram praticar atividade física, sobre quedas depois dos 60 1/3 dos entrevistados relataram terem sofridos quedas e a grande maioria apresentou vacinas contra convid-19 e influenza atualizadas. Na análise inferencial. Foi observado associação significativa entre estado civil e importância de vida sexual na vida inteira (p<0,03), entre sexo e vida sexual durante a vida inteira (p<0,04), entre sexo e consumo de álcool nos últimos três meses (p<0,02¹, entre o sexo e quedas depois dos 60 anos (p<0,02). Foi observado ainda associações significativas entre doenças crônicas não transmissíveis com cartão de vacinação atualizado contra influenza (p<0,01). Ter plano de saúde, exceção do SUS se associou com tem ou teve hábito de fumar (p<0,05), e houve associação entre os idosos que tem diagnóstico médico para depressão com dificuldade para usar e acessar serviços de saúde(p=0,02). Perspectivas para a conclusão do trabalho: aprofundamento da temática estudada e a partir dos achados desenvolver ações no âmbito da UFRN de acordo com as situações encontrados, publicações em revistas científicas, frutos desse trabalho, sendo a primeira um protocolo de pesquisa, a segunda uma scoping review sobre comportamentos relacionados à saúde em idosos e a terceira os achados dessa pesquisa.

Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interna - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Externa ao Programa - 3254478 - TAMIRES CARNEIRO DE OLIVEIRA MENDES
Notícia cadastrada em: 11/11/2021 07:25