Banca de QUALIFICAÇÃO: MELISSA DE OLIVEIRA ARAUJO

DISCENTE : MELISSA DE OLIVEIRA ARAUJO
DATA : 12/11/2021
LOCAL: Remoto

MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL: AVALIAÇÃO DO CUIDADO OFERTADO EM UMA MATERNIDADE-ESCOLA PÚBLICA

Assistência Integral à Saúde da Mulher. Violência Doméstica. Violência Sexual. Violência contra a Mulher.

A violência contra a mulher é produto de uma construção histórica que reforça ao longo dos anos a figura da mulher como um objeto submisso, que a fragiliza e expõe à ocorrência de inúmeras agressões, em todos os âmbitos da vida social. Tornou-se um grave problema de saúde pública, além de crime de violação dos direitos humanos, já que, está associada a riscos de agravos da saúde física e mental, assim como, a maior frequência de utilização dos serviços de saúde. Esse estudo se organiza a partir de uma discussão teórica, que traz os aspectos históricos, legais e culturais que permeiam a temática da violência sexual, e um recorte de registro dos atendimentos realizados no serviço de saúde que atende essas vítimas, em especial, na realidade do município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, localizada na região Nordeste do país. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e cunho avaliativo que busca o entendimento e a compreensão ampla a fim de atingir os objetivos propostos, por meio de uma pesquisa de natureza documental, de campo com entrevistas semiestruturadas e observação participante direta do contexto estudado. A amostra foi composta por 449 prontuários de mulheres violentadas sexualmente que foram atendidas no serviço no período de 2015 a 2020, 10 profissionais vinculados a esse tipo de atendimento, 02 gestores e por fim, 07 mulheres que sofreram violência sexual e foram atendidas ano de 2021. Respectivamente foi realizada análise descritiva dos dados coletados nos prontuários, visando traçar o perfil dessas mulheres e com relação às entrevistas, realizouse análise de conteúdo seguindo o processo de elaboração de categorias que se baseou no conteúdo da leitura flutuante, por meio da qual ocorreu a codificação das falas. A forma de seleção das unidades de registro foi o aparecimento de termos específicos, ou seja, repetição de palavras, que constituiu arcabouço para as unidades de contexto através das quais se deu a categorização (agrupamento). Mediante a organização prévia dos resultados, têm-se três categorias de discussão: 1) Perfil das mulheres atendidas na maternidade escola Januário Cicco; 2) Análise do cuidado ofertado; 3) Avanços, limites e possibilidades do cuidado. Os resultados encontrados sugerem que a temática de assistência integral à saúde da mulher vítima de violência sexual precisa ser discutida, assim como, a necessidade de ampliar o debate e publicizar os serviços em espaços da sociedade civil.

Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Interna - 451.382.224-49 - CLÁUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS - UFPB
Externa ao Programa - 1691014 - ROZELI MARIA PORTO
Notícia cadastrada em: 03/11/2021 20:15