AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ATENÇÃO MATERNO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS USUÁRIAS NA ATENÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO NORTE
Melhoria de Qualidade. Satisfação do Paciente. Atenção Primária à Saúde.
INTRODUÇÃO: A temática de qualidade vem se tornando uma agenda permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde nas últimas duas décadas. Dentre as estratégias implantadas, surge o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ AB), relacionando-se com um conjunto de estratégias para fortalecimento da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), além de envolver a participação de gestores, profissionais de saúde e usuários dos serviços. OBJETIVO: O estudo tem por objetivo analisar a qualidade da atenção materno infantil no âmbito da Atenção Básica no Rio Grande do Norte nos três ciclos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na perspectiva das usuárias. MÉTODO: Trata-se de um estudo avaliativo, com delineamento transversal, retrospectivo com uso de dados secundário do 1º, 2º e 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), cuja amostra foi composta por 7.787 usuárias, bem como, respectivamente, 1.085, 715 e 866 Unidades Básicas de Saúde participantes da avaliação externa, de acordo com os Ciclos. Utilizou-se quatro indicadores materno infantil, como variável dependente, com vistas a validar a melhoria de qualidade na Atenção Básica. Realizou-se análisedescritiva das variáveis, bem como, utilizou-se oteste de Kruscal-Wallis para comparar as médias dos indicadores nos 3 ciclos de avaliação do PMAQ. As variáveis que apresentaram significância estatística (p<0,001) tiveram hipótese confirmada. RESULTADOS: Na dimensão organizacional, quando analisada a qualidade da atenção, identificou-se na subdimensão saúde da mulher – acesso ao serviço de saúde, uma diferença significativa (p<0,001) entre os 3 ciclos, com média de 64,98% no último ciclo. Com relação a satisfação, 92,13% recomendam a Unidade Básica de Saúde para um amigo um amigo ou familiar (p<0,001) e somente 8,77% (p<0,001) das usuárias mudaria de equipe ou Unidade Básica de Saúde de tivesse a opção. Todavia, as subdimensões qualidade da consulta puerperal (5,96%) e qualidade da assistência a criança na primeira semana de vida (6,37%), tiveram seus resultados classificados como insatisfatórios (≤25%) no 3º Ciclo do Programa. A dimensão estrutural apresentou melhoria nas três subdimensões, insumos 96,76% (p<0,001) e material 92,35% (p<0,001). Cogita-se ainda avaliar a correlação entre os indicadores de qualidade e satisfação das usuárias e os indicadores materno infantil dos Municípios do RN.