Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER IVAN FONSECA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER IVAN FONSECA DE OLIVEIRA
DATA : 08/09/2021
LOCAL: Vídeoconferência

POLÍTICAS E INICIATIVAS DE CUIDADO A PARTIR DO PROTAGONISMO SOCIOPOLÍTICO DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Envelhecimento. Idoso. Indicadores de qualidade. Atenção Primária à Saúde. Cuidado Centrado no Paciente.

Mesmo diante de uma sociedade envelhecida, as pessoas idosas concorrem a um cerceamento das experiências individuais a partir da imposição de uma velhice universal, na qual o prolongamento da capacidade funcional e a necessidade de justificar sua utilidade são premissas de aprovação moral e social. Objetivo: investigar a consecução da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) e inciativas de cuidado centradas na pessoa idosa mediante a consolidação da participação e controle social nos espaços decisórios societários. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos multifásico, consistindo em seis etapas quanto ao tipo do estudo: etapa um, realizamos uma pesquisa documental dos fatores intervenientes ao processo de formulação da PNSPI, a fim de aprofundarmos a compreensão das diretrizes que estabelecem seu funcionamento e as relações de poder intrínsecas aos diferentes interesses sociopolíticos e econômicos sob a prerrogativa da biopolítica. Para tanto, utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin operacionalizada pelo software IRAMUTEQ; etapa dois, a metodologia seguiu as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute’s (JBI)´s para revisão de escopo a partir da seguinte pergunta de pesquisa: quais iniciativas relevantes para promover a qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir do Cuidado Centrado no Paciente Idoso (CCPI)? Etapa três, essa etapa será realizada nas sedes das Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte (RN) por meio de entrevistas individuais a partir de um roteiro semiestruturado. Iremos construir um modelo conceitual a partir da CCPI e PNSPI considerando a percepção dos diferentes entes sociais envolvidos no cuidado da pessoa idosa na APS; etapa quatro, realizaremos um estudo quantitativo para adequação do instrumento preliminar e em seguida avaliaremos sua confiabilidade mediante análise da consistência interna pelo coeficiente de Alfa de Cronbach e Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória; etapa cinco, realizaremos uma análise quantitativa situacional a partir do instrumento desenvolvido e na etapa seis avaliaremos o instrumento como uma ferramenta da gestão participativa e controle social. Resultados: O corpus textual foi constituído por 13 documentos que orientam as políticas destinadas à proteção social da pessoa idosa, posteriores à constituição de 1988. Constituiu-se por duas repartições: (1) Normatização da Saúde e (2) Modelo assistencial. Na etapa dois, identificamos 1044 artigos, que depois da aplicação dos critérios de elegibilidade: inciativas direcionadas ao cuidado da pessoa idosa na APS e envolvimento de profissionais de saúde, gestores ou cuidadores na prestação de cuidado à pessoa idosa. Observamos que os mecanismos de poder implícitos nas políticas tutelam a velhice para melhor gestão e eficiência a partir dos interesses capitalistas. Desnaturaliza-se a velhice à luz de um ideal de juventude ininterrupta materializada pelo lucro e produtividade. Assim, o instrumento a ser desenvolvido busca legitimar a mobilização social como uma força propulsora de mudança e desconstruir a velhice universal a partir da promoção da singularização, considerando as trajetórias de vida alheias à ideologia do envelhecimento sem velhice.

Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interna - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA