Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA PRISCILLA DANTAS ARAÚJO

DISCENTE : MAYARA PRISCILLA DANTAS ARAÚJO
DATA : 29/06/2021
LOCAL: Plataforma Meet

FATORES DE RISCO PARA FORMA GRAVE DA COVID-19 EM PESSOAS IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Idoso. Instituição de Longa Permanência para Idosos. Infecções por Coronavírus. Fatores de Risco.

Introdução: A COVID-19 caracteriza-se por uma síndrome respiratória com variações no grau de gravidade. Porém, essa doença tem afetado, de forma desproporcional, pessoas idosas institucionalizadas, levando a uma elevada mortalidade nessa população. Objetivo: Analisar as condições de saúde que tornam as pessoas idosas institucionalizadas mais vulneráveis a forma grave e morte pela COVID-19. Métodos: Foram realizadas duas análises: 1) estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado em oito ILPI da região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, com população de 267 pessoas idosas, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2018, que utilizou como instrumento para coleta de dados sociodemográficos, saúde e fatores de risco a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, e realizados os testes Qui-quadrado de Pearson e Razão de Chance para análise das variáveis; 2) revisão sistemática da literatura de estudos epidemiológicos observacionais publicados entre os meses janeiro de 2020 a 10 de fevereiro de 2021, para qual foram realizadas buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scopus e Web of Science, utilizando descritores Mesh e DeCS, e avaliado o risco de viés por instrumentos do Instituto Joanna Briggs. Resultados: 1) Das 267 pessoas idosas avaliadas, as condições de risco mais prevalentes foram a deficiência cognitiva (57,5%), hipertensão (55,6%) e diabetes (27,5%), sendo observada maior frequência de baixo peso em idosos com deficiência cognitiva (24,6%), e sobrepeso naqueles hipertensos (23,3%) e diabéticos (12,9%). O índice de massa corporal (IMC) apresentou associação com a faixa etária 80 anos ou mais (p=0,013), hipertensão (p<0,001) e diabetes (p=0,001). Pessoas idosas hipertensas têm mais chances de apresentar baixo peso quando comparado às não hipertensas (RC=3,6; IC95% 1,5-8,6). 2) Foram identificadas 171 publicações, das quais 9 atenderam aos critérios de elegibilidade. A busca complementar na lista de referências desses estudos resultou em dois artigos. Com isso, 11 artigos foram incluídos na revisão. Foram identificados diferentes fatores de risco agrupados em: fatores sociodemográficos – sexo masculino, idade superior a 80 anos e a própria institucionalização; manifestações clínicas – presença de sintomas, perda de apetite, febre, diarreia, alteração do estado mental, letargia, sintomas respiratórios e taquicardia; e condições de saúde – doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal, declínio funcional e cognitivo, doença de Parkinson, fragilidade, depressão e doença pulmonar obstrutiva crônica. Considerações finais: Pessoas idosas institucionalizadas apresentam condições de saúde que os tornam mais vulneráveis a evoluir para forma grave da COVID-19 caso sejam infectados, o que requer a adoção de medidas protetivas para essa população e adoção de protocolos para oportuna dos indivíduos infectados e daqueles em maior risco para forma grave da doença.

Presidente - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA