Banca de DEFESA: MAURICIO WIERING PINTO TELLES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURICIO WIERING PINTO TELLES
DATA : 17/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior. Fonoaudiologia. Avaliação Educacional. Sistema Único de Saúde. Recursos Humanos em Saúde.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Introdução: A saúde coletiva constitui-se como um campo de saber voltado para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais, e o âmbito de práticas direcionadas prioritariamente para a sua promoção. Pela sua caracterização, a saúde coletiva é um campo que possui potencialidades para contribuir na reorientação das práticas de saúde das diferentes profissões da área da saúde, como a fonoaudiologia. No Brasil, o fonoaudiólogo iniciou sua prática voltada para a saúde escolar, entre as décadas de 1920 e 1940, com práticas embasadas na pedagogização da saúde e medicalização da educação. Entre 1950 e 1970, direcionou seu trabalho para os consultórios particulares e clínicas de reabilitação. Nos anos 90, com o recém criado Sistema Único de Saúde (SUS), foram identificadas lacunas na atuação do fonoaudiólogo, iniciando-se os estudos para repensar a sua formação no contexto da saúde pública. Objetivo: Analisar a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Metodologia: Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com informantes-chave discentes e docentes de sete IES públicas do Nordeste. As entrevistas foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas através da Análise Temática de Conteúdo. Além disso, foi realizada uma análise documental de currículos lattes dos docentes fonoaudiólogos responsáveis pelos componentes curriculares de saúde coletiva nas IES públicas brasileiras identificados através da técnica “bola de neve”. Esta análise permitiu identificar o perfil da formação, atuação e publicação dos docentes.  Os dados produzidos foram organizados no software IBM SPSS versão 20, gerando estatísticas descritivas, e sendo realizada a análise de correspondência múltipla. Resultados: Identificou-se na análise das entrevistas dos estudantes que esses possuem experiências formativas na saúde coletiva que favorecem uma aprendizagem no SUS, mas que possuem fragilidades na interprofissionalidade e na integração de conteúdos. Já nas entrevistas com os docentes, observou-se que os cursos de fonoaudiologia possuem uma heterogeneidade na abordagem sobre saúde coletiva e um predomínio da metodologia tradicional nos currículos, o que favorece uma fragmentação do conhecimento. Na análise da formação, atuação e produção docente foi possível visualizar a existência de docentes que não possuíram uma formação pós-graduada em saúde coletiva e que publicam artigos na área da clínica fonoaudiológica. Adicionalmente, é possível perceber a existência de diferenças no perfil de formação e atuação dos docentes quando se analisa essa realidade nas regiões do país, sendo a região Nordeste a que possui mais docentes com formação, atuação e publicação na área da saúde coletiva. Considerações finais: A partir da perspectiva de sujeitos implicados com a formação, este trabalho evidencia, no contexto do Nordeste, potencialidades e limites que os cursos de fonoaudiologia das IES públicas possuem para a formação em saúde coletiva e no SUS. Outrossim, o trabalho expande a análise para o âmbito nacional, através da caracterização da atuação, formação e publicação de docentes, visando estimular a reflexão sobre como esse perfil pode, de alguma forma, influenciar na formação em saúde coletiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interna - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Externa à Instituição - ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA - UFBA
Externo à Instituição - CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA - UFBA
Externo à Instituição - MIRELLA BEZERRA RODRIGUES VILELA - UFPE
Externo à Instituição - SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 10:16
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