TREINAMENTO DE HABILIDADES NÃO-TÉCNICAS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Gestão da Qualidade. Melhoria da Qualidade. Segurança do Paciente. Unidades de Terapia Intensiva. Revisão Sistemática.
Habilidades não-técnicas consistem em habilidades sociais, pessoais e cognitivas que podem influenciar a segurança e a eficiência na realização de tarefas. Estudos apontam que em unidades de terapia intensiva, a maioria dos incidentes de segurança tem a baixa performance em habilidades não-técnicas como causa raiz, sendo os programas de treinamento uma alternativa para resolução do problema. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da implementação de programas de habilidades não-técnicas em unidades de terapia intensiva, tanto sobre o conhecimento e as atitudes dos profissionais, quanto nos desfechos para o paciente e resultados organizacionais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura de artigos originais publicados nas seguintes bases/portais: Pubmed/Medline, Scopus, Web of Science, Science Direct, EMBASE e PsycINFO. Foram incluídos estudos quase-experimentais com grupo controle, de séries temporais interrompidas ou com follow-up e ensaios clínicos randomizados e não randomizados. Duas duplas de revisores selecionaram e avaliaram os trabalhos de maneira independente, e em caso de discordâncias, um quinto revisor foi consultado. A revisão seguiu as recomendações do protocolo Peferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (PRISMA). Espera-se que o trabalho contribua para a adoção de estratégias efetivas e válidas, contribuindo para a segurança do paciente em unidades de terapia intensiva.