Banca de DEFESA: TAIANA BRITO MENEZES FLOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAIANA BRITO MENEZES FLOR
DATA : 05/05/2021
LOCAL: Ambiente virtual

FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EGRESSOS DE PROGRAMAS VOLTADOS À ATENÇÃO BÁSICA

Internato não médico. Atenção primária à saúde. Formação de recursos humanos. Educação de Pós-graduação. Status de emprego. Sistema Único de Saúde.

Foi objetivo desta tese avaliar os aspectos gerais da formação de profissionais de saúde em cursos de Residência Multiprofissional direcionados à Atenção Básica (RMAB) no Brasil e a inserção profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de egressos do período de 2015 a 2019. Para atender este objetivo foram desenvolvidos três estudos: uma revisão sistemática da literatura (RSL), um estudo de avaliabilidade e um estudo seccional. A RSL buscou compreender como vem ocorrendo a formação em programas de RMAB. A revisão foi conduzida nas bases de dados Scielo, BVS e PubMed no ano de 2019. Foram incluídos 13 artigos dos quais emergiram as categorias: Contribuição de dispositivos para a formação pelo trabalho; Estratégias balizadoras da formação; Potencialidades da residência para a formação em saúde e Dificuldades experienciadas no processo de formação. O estudo de avaliabilidade se propôs a construir e validar uma matriz de critérios para a avaliação de programas de RMAB, obedecendo as etapas de elaboração de um modelo lógico teórico, proposição de uma matriz de critérios preliminar e validação por técnica de consenso de Delfos. O estudo aconteceu em três rodadas, das quais participaram 16 experts, obtendo-se uma matriz composta por 44 critérios, organizados em 11 subdimensões, as quais foram agrupadas nas dimensões Motivação Pessoal, Abordagem Pedagógica e Cenários de educação em serviço. O estudo seccional foi desenvolvido com 365 egressos de cursos de RMAB do período de 2015 a 2019, cujos programas fossem vinculados à Instituições de Educação Superior, Escolas de Governo e Escolas de Saúde Pública em todo o Brasil. A coleta de dados se deu pela aplicação de instrumento online composto por um questionário estruturado abordando aspectos gerais do egresso, formação na graduação, inserção no mercado de trabalho com ênfase ao SUS; além da matriz de critérios anteriormente validada. Os resultados do estudo seccional foram organizados em três artigos. O primeiro abordou a inserção profissional no SUS e fatores associados, encontrando proporção de 47,9% de egressos inseridos no SUS, estando este desfecho associado aos egressos Enfermeiros ou Dentistas (RP 1,87; IC95% 1,54 – 2,28) e à não inserção em cursos de pós-graduação stricto sensu (RP 0,77; IC95% 0,61-0,97). A inserção também revelou a existência de importante parcela vinculada ao trabalho precariamente. Os resultados preliminares do segundo artigo apontam como principais motivações para cursar a RMAB aquelas voltadas ao incremento de habilidades práticas em cenários reais, além de associação das profissões de Odontologia ou Enfermagem e participação no Pet-Saúde para o desfecho de alta afinidade com processos de trabalho na atenção básica. Os resultados do terceiro artigo, também em construção, sugerem a alinhamento da formação na RMAB com demandas contemporâneas da formação em saúde, com foco na integralidade e prevenção, apesar de serem constatadas limitações nos cenários de prática e entre atores envolvidos na formação. A tese em desenvolvimento corrobora para a potência da RMAB em formar profissionais diferenciados, ao mesmo tempo que sinaliza para a necessidade de qualificação de processos e proposição de uma política de valorização das Residências em Saúde.

Presidente - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interna - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Externo ao Programa - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Externa à Instituição - PAULETTE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UPE