Banca de QUALIFICAÇÃO: KESLEY PABLO MORAIS DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KESLEY PABLO MORAIS DE AZEVEDO
DATA : 01/04/2021
LOCAL: Ambiente Digital

PROMOVENDO ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA: PROTOCOLO DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA NA ESCOLA

Promoção da saúde. Serviços de saúde escolar. Atividade física. Adolescente.

A literatura recente indica que os adolescentes apresentam uma maior tendência na adoção de comportamentos de risco à saúde (inatividade física, o comportamento sedentário e hábitos alimentares inadequados), que por sua vez, apresentam-se como fatores de risco potenciais para a ocorrência de doenças crônicas em todo o mundo. Numa perspectiva voltada para Promoção da Saúde, tendo como referencial a abordagem das Escolas Promotoras de Saúde, as evidências atuais apontam que as intervenções baseadas na escola surgem como uma estratégia promissora por produzirem efeitos positivos na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, objetiva-se na presente tese, descrever a fundamentação teórica e os métodos de uma intervenção baseada na escola voltada para a promoção da atividade física e saúde em adolescentes. Os métodos foram descritos em duas etapas: 1) Na primeira etapa foram apresentados os métodos e critérios de elegibilidade incorporados no protocolo de Revisão Sistemática (RS) e Metanálise (MA), logo após, os métodos descritos no protocolo foram aplicados no artigo de RS e MA, que tratou de sintetizar as evidências disponiveís na literatura acerca dos mecanismos relacionados aos efeitos do exercício na cognição (níveis de BDNF) em adolescentes; 2) Na segunda etapa, as evidências sintetizadas em nosso estudo e em outras revisões sistemáticas publicadas sobre a temática, nortearam a concepção, planejamento e os métodos descritos no Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (AME). A intervenção será implementada por meio de quatro componentes: (I) Formação de professores e planejamento de atividades relacionadas aos temas (promoção da atividade física, comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional) para as disciplinas gerais; (II) Treinamento e planejamento especificamente com o professor de educação física; (III) Disponibilidade de materiais e estratégias que estimulem a adoção de hábitos saudáveis no ambiente escolar; e (IV) Educação em saúde na escola com palestras e ações dirigidas a alunos, pais e professores com a distribuição de folhetos informativos e uso das redes sociais, a fim de disseminar o conhecimento sobre os benefícios da prática regular de atividade física. O Programa AME apresenta-se como uma proposta articulada, integrada, sustentável e de baixo custo com grande potencial para produzir benefícios na saúde e cognição de adolescentes. Por fim, cabe ressaltar que os resultados do estudo fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.

Presidente - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interna - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL