Banca de DEFESA: ERICO GURGEL AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICO GURGEL AMORIM
DATA : 09/04/2021
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

REINVENÇÕES NA VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CAMINHOS À REABILITAÇÃO INCLUSIVA?

Pessoas com deficiência visual. Reabilitação. Estigma social. Centros de reabilitação. Saúde pública.

Fruto dos avanços na conquista de direitos das pessoas com deficiência ao longo dos primeiros anos do século XXI, tem-se observado maior participação de pessoas com os diversos tipos de deficiência nos variados setores da sociedade, todavia esse avanço não foi observado com a mesma proporção no subgrupo da deficiência visual. Um caminho utilizado por tais sujeitos para se alcançar novos patamares de vida é a reabilitação. Supondo que os espaços e as práticas de reabilitação possibilitam a reinvenção de vida frente à perda de visão, no presente estudo objetivamos analisar as reinvenções de vida da pessoa com deficiência visual ao longo do percurso reabilitacional. Nessa trajetória, tece-se um diálogo com os aprofundamentos sobre interdependência partir dos aportes teórico-conceituais desenvolvidos por Elias (1994), Kittay (2011) e Butler (2015). Metodologicamente, empreendemos uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, apoiada na dialética e na reflexividade, visando potencializar diferentes saberes. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram quinze pessoas com idade acima de dezoito anos, cegas ou com baixa visão, que passaram ou estão passando por serviços de reabilitação visual e integrantes de um grupo de extensão universitária voltado para pessoas com deficiência, bem como uma informante-chave vinculada à gestão da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência do estado do Rio Grande do Norte (SESAP) e também um integrante do corpo diretivo do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC). Para a captação dos dados empíricos, realizamos três sessões de grupos focais heterogêneos e ocorridos entre os meses de setembro e outubro de 2019 e duas entrevistas semiestruturadas com os gestores no mesmo período. Posteriormente, os dados foram analisados com subsídio na análise de conteúdo temática (MINAYO, 2008). A pesquisa obteve aprovação ética para sua execução conforme regulamentação vigente envolvendo pesquisas com seres humanos. Quanto aos resultados, as categorias emergentes afloraram primariamente da análise indutiva e ascendente dos dados e se constituíram em três eixos principais: 1) espaços e práticas de reabilitação para a constituição de novas encenações de vida; 2) desafios à reabilitação; e 3) tessitura da reabilitação e reinvenção dos sujeitos. Foi possível conhecer em que medida as reinvenções se constituem e permeiam os cotidianos materiais e simbólicos de quem perdeu a visão, e os avanços e os desafios nessa construção. Adicionalmente, propomos um modelo de reabilitação inclusiva com vistas a melhor compreender as instâncias para atuação entre estado-sujeito-sociedade, cujas características principais são: biopsicossocial, interdependência, acessibilidade, aceitação da diversidade e valorização dos protagonismos dos sujeitos. Os achados da pesquisa nos levam a considerar como necessária a recusa da abordagem negativa da deficiência visual, pautada nas ideias de falta, déficit e defeito, transmutando-a para uma noção de potência inventiva propulsora da emancipação, no intuito de fazer emergir um mundo comum e heterogêneo aberto ao diálogo com a diversidade e permeado pelo modelo da inclusão social.

Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interna - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA