Banca de DEFESA: DANDARA RAYSSA SILVA DE SOUZA

DISCENTE : DANDARA RAYSSA SILVA DE SOUZA
DATA : 19/06/2020
LOCAL: SAÚDE MATERNA NO BRASIL: ESTUDO ECOLÓGICO DE AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA

Saúde Materna. Mortalidade Materna. Indicadores Básicos de Saúde. Serviços de Saúde. Saúde Pública. Política Pública.

A saúde materna é uma área de elevado interesse para a saúde pública, seu principal indicador é o coeficiente de mortalidade materna, sendo que altos índices são característicos de países subdesenvolvidos como o Brasil, mas que pode ser evitada na maioria das vezes através de ações como o pré-natal de qualidade e a assistência adequada no parto e pós-parto. Nessa perspectiva foram instituídas diversas políticas com vistas a promover melhorias para a saúde materna, sendo a mais atual a rede cegonha, instituída em 2011. Assim, o objetivo geral deste trabalho é avaliar a saúde materna antes e após a implementação da Rede Cegonha no Brasil. Para alcançar esse objetivo, propôs-se a realização de um estudo quantitativo do tipo ecológico misto, com caráter analítico, sobre a saúde materna antes e após a implementação da rede cegonha no Brasil, tendo como unidade de análise os municípios, as regiões intermediárias de articulação urbana, as unidades da federação e as regiões; considerando como variáveis o coeficiente de mortalidade materna, a adesão à rede cegonha, nove indicadores socioeconômicos e demográficos, três indicadores da qualidade da saúde materna e a cobertura da atenção básica; todos os dados que compuseram as variáveis foram obtidos de fontes secundárias de acesso público. Para tratamento e análise dos dados foram utilizados os softwares Microssoft Office Excel, Statistical Package for the Social Science(SPSS) e Geoda, onde foram construídas tabelas, gráficos, mapas e realizados testes estatísticos para a análise sob o olhar da estatística descritiva e da estatística inferencial, incluindo a análise espacial. Os resultados demonstram que houve um aumento na média do coeficiente de mortalidade materna de 5,99 para 6,28 por 10 mil nascidos vivos, do período antes para o período pós implementação da rede cegonha, sendo que os maiores coeficientes aconteceram nas regiões norte e nordeste, assim como os piores indicadores socioeconômicos e demográficos. 61,15% dos municípios do Brasil aderiram à rede cegonha até o ultimo ano estudado, sendo os maiores percentuais registrados na região norte. Foram negativas e aumentaram do primeiro para o segundo período a correlação da mortalidade materna com as variáveis índice de desenvolvimento humano, domicílios com água encanada, esperança de vida ao nascer, taxa de envelhecimento e escolaridade. A distribuição de médias da mortalidade materna em relação à adesão à rede cegonha demonstra que nos últimos anos, a média da mortalidade materna passou a ser menor entre os municípios que aderiram à rede cegonha do que, entre aqueles que não aderiram. A correlação espacial da adesão à rede cegonha com a mortalidade materna revela clusters significativos de alto-alto e de baixo-alto localizados nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, e clusters de baixo-baixo e de alto-baixo localizados nas regiões sudeste e sul. Os indicadores da saúde materna revelam que após a adesão à rede cegonha houve aumento constante do coeficiente de aleitamento materno, do número de consultas de pré-natal e do percentual de gestantes que iniciaram o pré-natal no primeiro trimestre da gestação. A dispersão do percentual de adesão à rede cegonha com o percentual de cobertura da atenção básica revela que ambos aumentaram concomitantemente no segundo período analisado. Pode-se concluir que a rede cegonha tem sido gradativamente implementada nos municípios do Brasil de 2012 a 2017, alcançando 61% no último ano, considerando-se importante atentar para o constante incentivo a esta adesão, visando a uniformidade nos processos de cuidado à saúde materna e infantil. O aumento da mortalidade materna após a implementação da rede cegonha, pode ser atribuído à maior exposição aos fatores de risco e mudanças no estilo de vida das mulheres na atualidade, bem como à melhoria no processo de notificação das mortes maternas nos últimos anos. Além disso, notou-se potencial efeito à longo prazo, de menor mortalidade materna nos municípios que aderiram à rede cegonha.

Presidente - 1879353 - FABIA BARBOSA DE ANDRADE
Externa ao Programa - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
Externo à Instituição - CINTIA BEZERRA ALMEIDA COSTA - UFPB
Notícia cadastrada em: 26/05/2020 11:04