Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA FORMIGA FLAVIO

DISCENTE : FERNANDA FORMIGA FLAVIO
DATA : 04/12/2019
LOCAL: Departamento de Odontologia

DETERMINANTES INDIVIDUAIS E CONTEXTUAIS DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSIVEIS EM ADOLESCENTES NO BRASIL: PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE ESCOLAR (PeNSE 2015)

Adolescência, Fatores de risco, Atividade física, Tabagismo, Álcool, Consumo alimentar, Saúde escolar.

Introdução: As doenças crônicas não transmissiveis possuem uma manifestação precoce quando associadas a práticas alimentares inadequadas e a um nível de atividade física insuficiente. Com isso, a adolescência é uma fase muito importante para promover a adoção de hábitos saudáveis, limitando os comportamentos deletérios que contribuem para o surgimento seu surgimento na fase adulta. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores de influência na frequência de consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis, prática de atividade física e o uso de álcool e tabaco entre adolescentes escolares brasileiros no que tange a características familiares e a construção de hábitos saudáveis no âmbito familiar, investigado na Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015. Método: O foco da análise concentrou-se na associação da frequência de consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis, prática de atividade física, uso de álcool e tabaco em relação à dimensão socioeconômica familiar do escolar e a influência do âmbito escolar. A análise descritiva dos dados da PeNSE foi baseada em utilização dos pesos amostrais, de forma a considerar amostras estratificadas com desenho amostral complexo, conforme planos amostrais por conglomerados utilizados pelo IBGE na condução da pesquisa. Para a verificação dos fatores associados aos perfis de risco, considerando que as variáveis independentes apresentavam diferentes níveis de contexto (individual, escolar e regional), a modelagem final para a observação do efeito sobre os desfechos foi obtida a partir da regressão multinível de Poisson. Resultados: A análise fatorial para obtenção dos perfis de risco (alimentação, atividade física e consumo de álcool e fumo) apresentou para a estatística KMO (Kaiser-Meyer-Olkin), o valor de 0,718, considerado adequado. O teste de esfericidade de Bartlett foi significativo (Qui2: 13,5K; GL: 66; valor de “p” <0,001), sendo o total de observações de 100.808 indivíduos. A análise fatorial para obtenção da condição socioeconômica apresentou para a estatística KMO (Kaiser-Meyer-Olkin), o valor de 0,878, considerado adequado. O teste de esfericidade de Bartlett foi significativo (Qui2: 1,1K; GL: 36; valor de “p” <0,001), sendo o total de observações de 70.010 indivíduos. Análise Parcial: O padrão de ocorrência das variáveis referentes a fatores de risco no país apresenta diferenças entre suas regiões associada  a iniquidades socioeconômicas parecem interferir na conformação dos padrões alimentares brasileiros, o que sugere a relação do aumento das DCNT na população mais precocemente quando as capitais iniciam seu processo de envelhecimento populacional concomitantemente com o processo de industrialização e urbanização. Essa observação reforça a compreensão de que a relação entre a organização socioespacial, urbanização e industrialização brasileira apresentam dois lados o primeiro, promovendo a melhoria do padrão de vida e por outro, influenciando a forma como as doenças se expressam.

Presidente - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 997.635.241-72 - ARTHUR DE ALMEIDA MEDEIROS - UFRN