Seminário Saúde Coletiva: situação e perspectivas das pós-graduações da UFRN

O Evento "Saúde Coletiva: situação e perspectivas das pós-graduações da UFRN" configura-se como iniciativa pioneira dos Programas de Pós-graduação envolvidos com a área de Saúde Coletiva na UFRN, buscando identificar as ações atualmente desenvolvidas, de forma a permitir maior articulação entre os projetos de pesquisa, alunos e professores dos referidos Programas. Com isso, pretende-se contribuir com a identificação de prioridades de pesquisa na área de Saúde Coletiva para o desenvolvimento social do Rio Grande do Norte, assim como produzir conhecimento diferenciado, que fortaleça os avanços científicos para a região e o país. Visa oportunizar conhecimentos a serem compartilhados por alunos e professores dos Programas na perspectiva da construção de conhecimento coletivo, trazendo contribuições significativas para melhor desempenho dos Programas na avaliação quadrienal da CAPES. Pretende-se, ainda, oportunizar ampla discussão com professores e alunos dos Programas, assim como com a sociedade civil organizada e os órgãos de gestão da saúde pública do Estado do Rio Grande do Norte na identificação dos maiores desafios a serem enfrentados, considerando as limitações sinalizadas a partir das políticas de austeridade orçamentária, passíveis de diminuição de recursos para direitos fundamentais do ser humano previstos na Constituição brasileira. Também se pretende que o evento oportunize uma reflexão a partir da atuação dos Programas frente às demandas do SUS, no que diz respeito à produção científica, impacto social e a integração ensino-serviço-comunidade. O evento também estimulará a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores dos diferentes Programas, oportunizando acompanhar a qualidade das teses e dissertações desenvolvidas e em andamento, assim como comparar diferentes temas, abordagens metodológicas e perspectivas entre os programas. Como proposta inovadora, pretende realizar o encontro de egressos dos Programas, com atividades que permitam o relato de vivências dos mestres e doutores formados acerca das contribuições dos Programas em sua vida profissional instigando uma análise crítica dos avanços, desafios e inovações na formação, gestão e pesquisa, viabilizando-se, também, como espaço para a redação da Carta dos Egressos, que sinalize possíveis caminhos para avanço dos Programas em seu processo formativo.

Notícia cadastrada em: 17/08/2019 12:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao