Banca de DEFESA: ANA MAYARA GOMES DE SOUZA

DATA : 25/06/2019
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA

AVALIAÇÃO DA MORTALIDADE DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Violência; Mortalidade; Saúde da Mulher; Análise Espacial.

A violência contra as mulheres não é um fenômeno novo, contudo, diante das consequências que trazem a saúde e ao bem-estar, este agravo tem ganhando um crescente reconhecimento no cenário nacional e internacional da saúde pública. Mulheres em idade fértil correspondem à faixa etária de 10 a 49 anos, sendo maioria da população feminina brasileira. Assim este estudo tem como objetivo avaliar a mortalidade de mulheres em idade fértil por violência no período de 2007 a 2016, no Brasil. Estudo ecológico cuja variável dependente foi o Coeficiente de Mortalidade de mulheres vítimas de violência com idade de entre 10 a 49 anos. Para a análise da autocorrelação espacial entre as 161 Regiões Intermediárias de Articulação Urbana (RIAU) do Brasil foram aplicados os testes de Moran Global, foi realizada análise bivariada entre a variável desfecho e as variáveis independentes (coeficiente geral de mortalidade, coeficiente de mortalidade por capítulos da 10ª Classificação Internacional de Doença, coeficiente de mortalidade por faixa etária, socioeconômicas, desigualdade social e acesso aos serviços de saúde). Foi realizado ainda análise com descritiva clássica dos dados, sendo avaliadas a média, mediana, desvio padrão e test t Student, para comparações entre médias levando em consideração o intervalo de confiança (IC) de 95% e valor de p<0,05.No período de 2007 a 2016 foi possível identificar que houve aumento da mortalidade por causas externas e agressão entre mulheres em idade fértil, com maior concentração de óbitos nas regiões Norte, Sudeste e Sul, com destaque para o ano de 2016 com óbito que chega a 45,24% na população. Em relação à faixa etária, observa-se que mulheres de 40 a 49 possuem maior frequência de óbitos, destacam-se ainda que número de óbitos aumentou na medida que a idade. Em relação à escolaridade, o maior percentual foi entre aquelas que tinham de 4 a 7 anos, seguidas das que possuíam entre 8 a 11 anos de estudo. Por fim, quanto ao estado civil, a proporção de óbitos foi maior entre as solteiras. Conclui-se que a mortalidade por violência entre as mulheres ainda expressa altos coeficientes na maioria das regiões do país e que possui relação direta com as características do entorno como raça, fatores de classe social, fatores socioeconômicos, acesso aos serviços de saúde. Dessa forma, esses achados corroboram a importância de que o enfrentamento da violência não pode ocorrer apenas pautando-se a fatores individuais e deve ser sensibilizado nos serviços para o acolhimento das mulheres.

Presidente - 1879353 - FABIA BARBOSA DE ANDRADE
Externa ao Programa - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
Externa à Instituição - CINTIA BEZERRA ALMEIDA COSTA - UFPB
Notícia cadastrada em: 03/06/2019 11:13