Banca de QUALIFICAÇÃO: IRISMAR KARLA SARMENTO DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRISMAR KARLA SARMENTO DE PAIVA
DATA : 29/05/2019
LOCAL: Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA INTERFACE RUA E SAÚDE MENTAL: ENTRE O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE

Rede de Atenção Psicossocial, População em Situação de Rua, Integralidade, Intersetorialidade.

A pesquisa traz à baila a interface rua e saúde mental, grupo duplamente excluído, historicamente relegado ao lugar comum do crime e da loucura, constituindo um desafio para os serviços de saúde, em especial para a Rede de Atenção Psicossocial(RAPS), no sentido de romper com a guetização de serviços e práticas e com os modos institucionalizantes e burocratizados de produzir saúde em direção a uma verdadeira integração entre atores/serviços/movimentos sociais em consonância com os princípios da Reforma Sanitária brasileira (RSb) e Reforma Psiquiátrica brasileira (RPb). Tem-se como objetivo central analisar como se dar a articulação entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial em Natal/RN na perspectiva da atenção integral à população em situação de rua. Pesquisa qualitativa de abordagem descritivo-exploratória. A coleta de dados se deu mediante circulação por dez serviços representantes dos cinco distritos sanitários que integram os componentes da Rede de Atenção Psicossocial em Natal/RN, realização de grupo focal com profissionais dessa rede e entrevista semiestruturada com 13 pessoas em situação de rua usuárias da RAPS.  Recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN) em 09 de agosto de 2018 – CAAE 92971818.1.0000.5292 e parecer nº: 2.809.420. A construção dos resultados implicou em movimentos do concreto ao abstrato, do singular ao plural, na busca de novos referenciais que iluminam a práxis. Para organização das informações encontramos na proposta operativa de Minayo suporte para a totalidade o objeto de investigação, sendo formulada as seguintes categorias e subcategorias a saber: Rede de Atenção Psicossocial: na corda bamba da tessitura do cuidado (subcategorias: Outros lugares: desafios para o cuidado em território; Capsização ou lugar de passagem? No balanço da Rede: a esperança equilibrista e os desejos instituíntes), e População em Situação de Rua na Rede de Atenção Psicossocial: Da cegueira branca as cifras negras (subcategorias - A nau dos desviantes: lugares de descrédito; Problema social e caso de polícia: da tutela a vida matável; Da multiterritorialidade ao lugar nenhum dos fora de área: dificuldade de acesso aos serviços de saúde; Processos de singularização: um devir população em situação de rua). Espera-se trazer a sonoridade das vozes que embalam o fluxo dessa rede e no contafluxo deixar emergir as outras falas ávidas por transformações. Que os resultados possam servir como forma de contribuir para a viabilização de uma política nacional para população em situação de rua no âmbito loco-regional e na dimensão molar ativar formas instituíntes de viabilizar a Reforma Psiquiátrica Brasileira e a defesa do direito à saúde enquanto questão de cidadania.

Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interna - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA