Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DO REGO

DISCENTE : ANA PAULA DO REGO
DATA : 29/03/2019
LOCAL: Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

História da Maternidade Januário Cicco e atenção à saúde mental de mulheres:

existe um elo?

Saúde Mental; Saúde da Mulher; História; Saberes e Práticas; Maternidade.

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) foi fundada na primeira metade do século XX na cidade de Natal-RN, conhecida na época como Maternidade de Natal, durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizada como quartel general e hospital. Com a visão de melhorar a saúde e educação pública de Natal, o médico Januário Cicco restaurou o prédio com verbas federais e inaugurou a MEJC em 1928. O presente apresentou como objetivo investigar a abordagem acerca da saúde mental de mulheres internadas na MEJC nos idos de sua criação, remetendo-nos ao conhecimento de saberes e práticas desenvolvidos uma vez que a saúde integral, embora, nem sempre tenha tido essa denominação, compõe um fato indiscutível da condição humana. Diante disso, fez-se o questionamento sobre quais eram as estratégias de atenção à saúde mental prestadas às mulheres internadas na MEJC à época da sua criação? Trata-se um estudo de abordagem histórica do saber-fazer em saúde e saúde mental, com a finalidade de contribuir para a atualidade da atenção integral em perspectiva de rede de atenção e seus dispositivos. Partimos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, cujo aporte teórico será a concepção de História Nova, e as técnicas de investigação serão compostas por pesquisa documental e história oral temática. A História Nova tem como pressuposto dar uma nova escrita e visibilidade aos fatos narrados ou silenciados pela escrita oficial de acontecimentos que tecem saberes e práticas sociais. A pesquisa documental favoreceu a aproximação aos relatos oficiais e a história oral temática permitiu investigar e preencher lacunas deixadas, como também compreender situações de fundamentação oficial de um determinado tempo ou contexto, com isso pretendemos refletir sobre o fenômeno estudado e como se dá a sua influência no presente. A história oral temática foi pautada em entrevista semi-estruturada de modo a apreender os discursos de informantes-chave. Os critérios de inclusão dos sujeitos da pesquisa foram em ter sido trabalhador da MEJC à época da sua criação e estar em condições de participar da pesquisa, tendo aceitado fazê-lo livremente. Os participantes tiveram conhecimento e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido preconizado pela Resolução 466/12 que dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos. O acervo documental utilizado foram:  jornais digitalizados da Biblioteca Nacional Digital e da Biblioteca Central Zila Mamede. A análise da presente pesquisa teve como referencial a técnica de análise de conteúdo conforme os passos descritos por Minayo, que consistem em pré-análise (leitura flutuante do material), exploração do material ou codificação (busca de categorias e palavras significativas) e tratamento dos resultados obtidos/interpretação (propõe inferências e realiza interpretações). Os resultados mostraram que os saberes de práticas em Saúde Mental desenvolvidos na maternidade perpassam pelo conhecimento e assimilação da saúde mental como modelo da psiquiatria, focado na figura do médico psiquiatra, do psicólogo e assistente social; também associaram a condutas e normas ligadas ao processo de humanização como: escuta dos pacientes, direito ao acompanhante 24 horas por dia, profissionais suficiente e capacitados em abordagem da saúde mental, privacidade e projetos terapêuticos que trabalham com as mães das crianças internadas na utineonatal; outro ponto considerado como abordagem em saúde mental é a forma como o social está inserido na maternidade, o contexto do desemprego, da segurança, determinantes sociais em saúde e conceito ampliado em saúde.

Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interna - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA