Banca de DEFESA: CARINA TAISE DE MEDEIROS MACEDO

DISCENTE : CARINA TAISE DE MEDEIROS MACEDO
DATA : 14/12/2018
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA DA UFRN

AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE HUMOR (AFETIVOS) E OUTROS TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS NO NORDESTE DO BRASIL

Saúde Mental, Morbidade, Transtornos Mentais, Mortalidade, Avaliação em Saúde e Hospitalização.

Este estudo consiste na avaliação dos indicadores de morbidade e mortalidade na região Nordeste do Brasil em relação à internação por transtornos de humor (afetivos) – THa e outros transtornos mentais e comportamentais – OTMC, que busca comparar indicadores de morbidade e mortalidade relacionados a tais agravos, no período de 2007 a 2016, com os objetivos e metas das Políticas de Prevenção do Adoecimento mental no Brasil. Trata-se de um estudo ecológico, retrospectivo, de natureza exploratória, utilizando-se de informações de saúde da região nordeste do Brasil, produzidos pelo DATASUS, por meio do Sistema de Informação Hospitalar e Sistema de Informação em Mortalidade. Tem-se como base as variáveis dependentes a taxa de internação e taxa de mortalidade dos agravos estudados e como independentes a faixa etária, sexo, escolaridade e estado civil. Para análise dos dados utilizou-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), por meio do estudo de média, mediana, desvio padrão e teste student, considerando um intervalo de confiança de 95%. Assim, quando avaliadas as internações por transtornos de humor (afetivos) e por outros transtornos mentais e comportamentais, ambas apresentaram redução na média ao longo da década, sendo que os transtornos de humor (afetivos) possuem valores mais elevados se comparados a outros transtornos mentais e comportamentais. Estes dados apresentam significância estatística quando submetidos ao teste student. Constou-se que a média de internações e de taxa de mortalidade de ambos os agravos apresentaram tendência geral à redução, entretanto, com alguns pontos de aumento, tais como no período entre 2007 e 2008 para outros transtornos mentais e comportamentais e entre 2009 e 2010 para transtornos de humor (afetivos). A taxa de mortalidade a partir de internação comportou-se igual em ambos ao longo da década. Ainda sobre taxa de mortalidade, identifica-se um maior quantitativo de idosos nas faixas etárias de 80 anos ou mais, seguido pela de 70 a 79 anos e a tendência apresentada é de aumento dos números nos óbitos, conforme o aumento dos anos de vida da população. Com relação ao gênero, observou-se um maior percentual de mulheres quando se trata de transtornos de humor (afetivos), o oposto observado em outros transtornos mentais e comportamentais, cuja população masculina detém os maiores números. Acerca do estado civil, a maioria dos óbitos concentrou-se entre os solteiros. Quando avaliado o capítulo sobre transtornos mentais, verificou-se que, no geral, 50% dos óbitos foram referentes a transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool. Quando avaliado espacialmente, observam-se áreas semelhantes no decorrer dos anos estudados. No geral o conjunto dos dados indicam que as populações mais vulneráveis como crianças e idosos estão mais expostos a adoecerem de transtornos de humor (afetivos).

Presidente - 1879353 - FABIA BARBOSA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1837354 - JULLIANE TAMARA ARAUJO DE MELO CAMPOS
Externo à Instituição - MARIA DJAIR DIAS
Notícia cadastrada em: 04/12/2018 10:10