Banca de DEFESA: GIOVANNA DE FATIMA ALVES DA COSTA BORGES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNA DE FATIMA ALVES DA COSTA BORGES
DATA : 12/12/2018
HORA: 08:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
TÍTULO:

IMPACTO DE UM MÉTODO DE POLIMENTO ADICIONAL EM PROPRIEDADES FÍSICAS, MICROMORFOLÓGICAS E
MICROTOPOGRÁFICAS DE COMPÓSITOS BULK FILL


PALAVRAS-CHAVES:

Polimento dentário. Resinas compostas. Microscopia eletrônica de varredura. Microscopia de força atômica. Molhabilidade.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi avaliar a rugosidade superficial, a molhabilidade, a compacidade, o mapeamento de elementos químicos, a microtopografia em 3D e a micromorfologia de compósitos do tipo bulk fill após polimento adicional. Os espécimes foram preparados de cada compósito testado, sendo quatro do tipo bulk fill: Filtek Bulk Fill Tetric N-Ceram Bulk Fill Opus Bulk Fill  X-tra Fil , e quatro convencionais: Filtek Z250 XT, Grandioso , Tetric N-Ceram , Vittra APS.  E distribuídos aleatoriamente em 3 grupos (n = 10): sem acabamento e polimento, acabamento e polimento com Astropol, polimento adicional com Astrobrush (Astropol+Astrobrush). A rugosidade superficial (Ra) e ângulos de contato foram medidos usando um perfilômetro e goniômetro adaptado, respectivamente. A microtopografia 3D foi avaliada utilizando microscopia de força atômica (AFM); enquanto a micromorfologia e a compacidade, através da microscopia eletrônica de varredura (MEV). O mapeamento de elementos químicos foi avaliado utilizando (MEV/EDS- Detector de energia dispersiva de raios x). A rugosidade e o ângulo de contato foram analisados por análise de variância três fatores e teste de Tukey (p <0,05); os demais resultados foram analisados estatisticamente de forma descritiva.Todas as resinas envolvidas neste estudo apresentaram uma camada superficial rica em matriz orgânica diluída, uma camada subsuperficial rica em partículas de dimensões mais diminutas. O polimento adicional: diminuiu a rugosidade superficial das resinas Filtek Bulk Fill, Vittra APS, Tetric N-ceram Bulk Fill e X-tra fil; aumentou o valor do ângulo de contato da X-tra Fil e diminuiu da Filtek Z250 XT. E nas análises para microtopografia em 3D e a micromorfologia, superfícies mais lisas e uniformes foram observadas em todas aa resinas. Os elementos: Carbono (C), Oxigênio (O), Silício (Si) foram presentes em todas as resinas compostas. O flúor (F) foi detectado apenas nas Tetric N-ceram, Tetric N-ceram Bulk Fill. Apenas a X-tra Fil não apresentou zircônia (Zr). O bário (Ba) foi detectado na Filtek Bulk Fill, TetricN-ceram Tetric N-ceram Bulk Fill, X-tra Fil, mas ausente na Vittra APS, Opus Bulk Fill e Grandioso. O titânio foi encontrado apenas na Opus Bulk Fill e o tungstênio apenas na Filtek Bulk Fill. O polimento adicional melhorou as propriedades de superfície das resinas estudadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2042290 - BONIEK CASTILLO DUTRA BORGES
Externo ao Programa - 1645492 - ALEX JOSE SOUZA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2315413 - CLAUDIA TAVARES MACHADO CUNHA
Externo à Instituição - ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA - UERN
Externo à Instituição - JOSE RENATO CAVALCANTI DE QUEIROZ - UEPB
Notícia cadastrada em: 13/11/2018 06:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao