Banca de QUALIFICAÇÃO: CARINA TAISE DE MEDEIROS MACEDO

DISCENTE : CARINA TAISE DE MEDEIROS MACEDO
DATA : 13/11/2018
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA UFRN

AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE HUMOR (AFETIVOS) E OUTROS TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS NO NORDESTE DO BRASIL

Saúde Mental, Morbidade, Transtornos Mentais, Mortalidade, Avaliação em Saúde e Hospitalização.

A ocorrência de maior parte dos problemas de saúde mental é determinada por um conjunto de fatores e a influência de cada um varia de pessoa para pessoa e de acordo com as condições de vida de cada uma delas. O adoecimento populacional por motivo de Transtorno Mental e o processo de evolução da atenção neste campo da saúde no Brasil configuram-se como um desafio. Nesse sentido, este estudo objetiva avaliar os indicadores de morbidade e mortalidade na Região Nordeste do Brasil em relação à internação por Transtornos de Humor (afetivos) e Outros Transtornos Mentais e Comportamentais e comparar dos indicadores de morbidade e mortalidade relacionados a tais agravos, no período de 2007 a 2016, com os achados das Políticas de Prevenção do Adoecimento mental no Brasil. Trata-se de um estudo ecológico, retrospectivo, de natureza exploratória, desenvolvido com dados secundários da Região Nordeste do Brasil, para o qual se utilizou dados do DATASUS, por meio do Sistema de Informação Hospitalar e Sistema de Informação em Mortalidade, na década compreendida entre 2007 e 2016. Têm-se as variáveis independentes de internação e Taxa de Mortalidade e como dependentes de faixa etária, sexo, escolaridade e estado civil. Para análise dos dados usou-se Statistical Package for the Social Sciences por meio do estudo de média, mediana, desvio padrão e teste student, considerando um intervalo de confiança de 95%. Quando avaliadas as internações por Transtornos de Humor (afetivos) e por Outros Transtornos Mentais e Comportamentais, apresentaram redução na média ao longo da década, entretanto, Transtornos de Humor (afetivos) possuem valores mais elevados se comparados a Outros Transtornos Mentais e Comportamentais. Destes últimos foram obtidos valores até três vezes menores. Estes dados apresentam significância estatística quando submetidos ao teste tstudent. Sobre a Média de Internações e de Taxa de Mortalidade por ambos os motivos, observou-se que, quando a causa relacionou-se a Outros Transtornos Mentais e Comportamentais, bem como a Transtornos de Humor (afetivos) apresentaram tendência geral à redução, entretanto, com alguns pontos de aumento, tais como no período entre 2007 e 2008 para Outros Transtornos Mentais e Comportamentais e 2009 e 2010 para Transtornos de Humor (afetivos). A taxa de mortalidade, a partir de internação, comportou-se igual em ambos ao longo da década. Sobre Taxa de Mortalidade, observou-se uma alta taxa para os agravos de Outros Transtornos Mentais e Comportamentais. Além disso, observou-se um maior quantitativo de idosos, nas faixas etárias de 80 anos ou mais, seguido pela de 70 a 79 anos e a tendência apresentada é de aumento dos números nos óbitos, conforme o aumento dos anos de vida da população. Com relação ao gênero, observou-se um maior percentual de mulheres quando se trata de Transtornos de Humor (afetivos), o oposto observado em Outros Transtornos Mentais e Comportamentais, cuja população masculina detém os maiores números. Acerca do estado civil, a maioria dos óbitos concentrou-se entre os solteiros. Quando avaliado o capítulo sobre transtornos mentais, verificou-se que, no geral, 50% dos óbitos foram referentes a Transtornos Mentais e Comportamentais Devido ao Uso de Álcool. Quando avaliado espacialmente, observam-se áreas semelhantes no decorrer dos anos.

Presidente - 1879353 - FABIA BARBOSA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1837354 - JULLIANE TAMARA ARAUJO DE MELO CAMPOS