Banca de DEFESA: DÉBORAH KAROLLYNE RIBEIRO RAMOS LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORAH KAROLLYNE RIBEIRO RAMOS LIMA
DATA : 29/08/2018
LOCAL: ESCOLA DA SAÚDE DE NATAL – ESUFRN

ENTRE FIOS E NÓS: UMA ANÁLISE DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE NATAL/RN

Saúde mental, Rede de Atenção Psicossocial, Organização dos serviços de saúde mental.

Esta tese encontra-se na interface entre a saúde coletiva e a saúde mental.  Tem como objeto de estudo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), analisada do ponto de vista de sua lógica organizacional e tendo como eixo norteador a articulação entre os serviços que a compõem. Objetiva de maneira geral: analisar a RAPS Natal/RN, considerando o cuidado em território e seus modos de articulação; e de maneira específica: elaborar um desenho da rede, relacionando a capacidade instalada municipal, os fluxos assistenciais da atualidade e as parcerias intersetoriais diretamente relacionadas à linha do cuidado em atenção psicossocial; compreender os modos de articulação entre os serviços que a compõem, considerando a continuidade do cuidado no território; propor estratégias para potencializar a referida rede de atenção, com base nas especificidades loco-regionais. Trata-se de pesquisa qualitativa norteada pelo Pensamento Complexo, de orientação moriniana, enquanto lente compreensiva da realidade e do fenômeno em foco. Para a construção dos dados realizou-se circulação pelos serviços de saúde que compõem os diversos pontos de atenção da RAPS Natal/RN, além de sessões de grupo focal com diretores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde visitados, totalizando 22 sujeitos. Recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN) em 03 de abril de 2017 – CAAE 65226817.5.0000.5292 e parecer 1.997. Os resultados foram construídos a partir do corpus originário das transcrições dos grupos focais, e divididos em duas categorias de análise, a saber: 1) Dos fios emaranhados ao alinhavo de uma rede – que consiste na apresentação da RAPS Natal/RN do ponto de vista gráfico e no tocante às características do cuidado em saúde mental de base comunitária desenvolvido no município; 2) Sobre a articulação da RAPS: o religar de fios e de “nós” alinhavando a rede – na qual serão discutidas as estratégias adotadas por atores, serviços e setores para promover interconexões que favoreçam a continuidade do cuidado de saúde mental em território. Ainda na segunda categoria, são debatidas problemáticas evidenciadas no cenário local e que trazem implicações diretas ou indiretas para a articulação da RAPS e para a continuidade do cuidado em território e que são denominadas como os “nós da rede”. Em síntese, reconhecemos no cenário local mais a existência de um continuum entre serviços do que de uma RAS propriamente dita. Chamamos a atenção para a relação de recursividade que julgamos se estabelecer entre o cuidado em território e a articulação da RAPS. De modo que, um cuidado pautado na especialidade, na medicalização e na fragmentação – como evidenciado com a pesquisa – é produto e produtor de uma rede que se articula pontualmente, num alinhavo disparado por rótulos e intersubjetividades. Apostamos na trindade “integralidade-compartilhamento do cuidado-intersetorialidade” para extrapolarmos os fluxos assistências labirínticos rumo à concretização em território da RAPS.

Externo ao Programa - 1674041 - ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM
Interno - 1149598 - ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA
Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN