Banca de DEFESA: CLECIO GABRIEL DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLECIO GABRIEL DE SOUZA
DATA : 09/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Odontologia da UFRN
TÍTULO:

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA SOBRE AS DORES CRÔNICAS EM INDIVÍDUOS ACOMETIDOS POR CHIKUNGUNYA.


PALAVRAS-CHAVES:

Chikungunya; Dor Crônica; Fisioterapia; Estimulação transcraniana por corrente continua;


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A Chikungunya é uma afecção que tem atingido milhares de brasileiros, com números alarmantes de casos graves e incapacitantes em todo território nacional. É transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e causa febre de início agudo, dores articulares e musculares. A persistência dos sintomas de dor articular contínua e incapacitante tem sido uma característica de relevante preocupação para a saúde coletiva. Ainda não existe um tratamento específico para os casos de dor crônica causada pela Chikungunya e os mecanismos responsáveis pela cronificação das dores podem estar envolvidos com o fenômeno de sensibilização central da dor. Técnicas de neuromodulação poderiam atuar sobre esses efeitos e dentre elas existe a Estimulação Transcraniana por Corrente Continua (ETCC), que é uma técnica de aplicação de correntes de baixa intensidade sobre o escalpo com o intuito de modular áreas cerebrais e tem se mostrado eficiente no tratamento de casos que envolvem dor crônica. O objetivo desse estudo foi analisar o efeito da ETCC sobre as dores crônicas em pacientes acometidos por Chikungunya. Realizou-se um estudo do tipo ensaio clínico randomizado, composto por mulheres acometidas por Chikungunya, com idade entre 28 e 70 anos, divididas em dois grupos experimental (ETCC) e placebo (SHAM). Foram avaliadas as características sociodemográficas e clínicas dos participantes, bem como o nível de capacidade funcional e sintomatologia dolorosa antes e após serem submetidos a seis sessões de ETCC em dias alternados. Participaram do estudo 59 mulheres, com média de idade de 52,85 ±10,76 anos e o tempo de acometimento da doença apresentou uma média de 21,54 ±3,53 meses. Com relação a presença de doenças associadas a Chikungunya, 39% afirmaram possuir alguma doença reumática prévia. Para as variáveis de capacidade funcional e dor, foi observada uma melhora nos dois grupos da pesquisa, porém essa diferença foi maior no grupo experimental, principalmente quando comparada a dor em momentos diferentes, com um seguimento de quinze dias após a última sessão. A ETCC foi capaz de melhorar o nível de dor relatado pelos indivíduos acometidos por Chikungunya.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE HIDEKI OKANO - UFABC
Externo à Instituição - ALEXSANDRO SILVA COURA - UEPB
Presidente - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2218684 - MARCELO CARDOSO DE SOUZA
Externo ao Programa - 2566849 - WOUBER HÉRICKSON DE BRITO VIEIRA
Notícia cadastrada em: 13/07/2018 09:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao