Banca de QUALIFICAÇÃO: MICAELLA POLLYANA SILVA DO NASCIMENTO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICAELLA POLLYANA SILVA DO NASCIMENTO DA COSTA
DATA : 12/06/2018
HORA: 16:30
LOCAL: Departamento de odontologia
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DAS TERAPIAS PLACA, ACONSELHAMENTO E TERAPIA MANUAL SOBRE O SONO, A DOR E A DEPRESSÃO EM PACIENTES COM DTM. ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular, Dor, Depressão, Sono


PÁGINAS: 64
RESUMO:

As disfunção temporomandibulares (DTMs) constituem um importante problema de saúde pública, já que são as causas mais relatadas de dor orofacial crônica que interfere nas atividades diárias. Características biológicas e comportamentais como depressão e qualidade do sono, podem desempenhar um papel importante na adaptação à dor e recuperação desses pacientes. Objetivo: realizar análise sobre a influência das terapias conservadoras, placa, aconselhamento e fisioterapia, sobre a dor, depressão e sono em pacientes com disfunção temporomandibular. Métodos: 85 pacientes diagnosticados com DTM através do RDC/TMD (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders) foram incluídos nesse ensaio clinico randomizado. Aleatoriamente eles foram  distribuídos em 4 grupos de tratamento distintos: PO (n= 24), PAC (n=24) TM (n=19) e AC (n=18).  Os paciente foram avaliados quanto a dor por meio da Escala Visual Analógica (EVA), depressão pelo Inventário de Depressão de Beck (BDI) e pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADSd) e sono através do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI). Os dados foram analisados utilizando o teste Split Plot ANOVA, com o intuito de observar a diferença ao longo do tempo e entre grupos, com nível de confiança de 95%. Resultados: Ao analisar as variáveis ao longo do tempo todas as terapias se mostraram positivas, com redução da dor (p=0,000), diminuição dos escores de depressão avaliada pelo BDI (p=0,001) e também do sono avaliado pelo PSQI (p=0,005). Exceto na depressão avaliada pela HADSd não foi encontrada diferença significativa ao longo do tempo (p=0,106) e entre grupos (p=0,890). Diferença significativa também não foi evidenciada entre os grupos de tratamento, em nenhuma variável durante o período da pesquisa. Conclusão: As terapias placa oclusal, placa oclusal associada ao aconselhamento, aconselhamento de forma isolada e terapia manual possuem resultados positivos, quanto a dor, depressão e sono, para pacientes portadores de DTM, sem apresentar diferenças entre elas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2946627 - ERIKA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 1459400 - ADRIANA DA FONTE PORTO CARREIRO
Interno - 1678126 - PATRICIA DOS SANTOS CALDERON
Notícia cadastrada em: 07/06/2018 07:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao