Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE DA SILVA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONIQUE DA SILVA LOPES
DATA : 04/06/2018
HORA: 16:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA DA UFRN
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA MORBIDADE E MORTALIDADE POR DOENÇAS CRÔNICAS: UM ESTUDO COM FOCO NO PMAQ-AB


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Atenção Básica. Avaliação em saúde. Processo de Trabalho em Saúde. Transição Epidemiológica.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

As doenças crônicas constituem a principal causa de mortes na atualidade. Representam um problema de grande magnitude, estando a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) entre as principais causas de morbimortalidade por essas doenças. O objetivo do estudo consiste em avaliar os indicadores de morbidade e mortalidade, na Região Nordeste do Brasil, em relação às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)– especificamente Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, considerando ações preconizadas pelo Ministério da Saúde a partir da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Trata-se de um estudo documental, retrospectivo. Os dados foram obtidos em bancos secundários, sendo os dados sobre as ações desenvolvidas pelas equipes de Atenção Básica para as DCNT obtidos no Portal do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e referentes à Avaliação Externa do PMAQ-AB, nos ciclos 1 e 2 do programa, e os dados para os cálculos referentes a taxas de mortalidade e morbidade foram obtidos a partir dos Sistemas de Informação em Saúde sobre Mortalidade (SIM) e Internações (SIH), respectivamente, através do Sistema de Informática do SUS (DATASUS). Os Resultados parciais do estudo mostram que 5559 equipes de Atenção Básica, da Região Nordeste, participaram do PMAQ-AB no ciclo 1 e, no ciclo 2, esse número foi de 10678. O enfermeiro foi o profissional que mais respondeu à entrevista. A maioria das equipes referiu programar ações para HAS, sendo 90% no ciclo 1 e 96,6% no ciclo 2. Para DM foram 90,1% e 96,1%. É expressivo o número de equipes que referiu solicitar exames específicos, possuir usuários cadastrados e programar as ações a partir da estratificação de casos para HAS e DM. A análise espacial das Taxas de Morbimortalidade por HAS e DM apresentam correlação significativa (p<0,05) com a cobertura de Atenção Básica em alguns locais analisados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1879353 - FABIA BARBOSA DE ANDRADE
Interno - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Externo ao Programa - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
Notícia cadastrada em: 25/05/2018 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao