Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATAS PEREIRA DE LIMA

LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva

EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLARES

Educação em saúde; Helmintíases; Parasitologia

As helmintíases são doenças que tem como principais alvos as crianças em idade escolar, especialmente na faixa etária entre 3 e 12 anos. Esse fato justifica-se devido à falta de informação relacionada as medidas de higiene pessoal e o maior contato desses sujeitos com ambientes de risco. O processo de educação em saúde é considerada uma importante ferramenta para controlar e prevenir essas. O objetivo do trabalho foi avaliar a efetividade de um programa de educação em saúde em escolares direcionado a prevenção de doenças helmínticas em dois momentos, um mês e um ano após as práticas de educação em saúde implementadas. Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. O estudo foi realizado no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), sendo incluídas na coleta de dados crianças com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no projeto constam das seguintes etapas: Baseline, Intervenção educativa para ensino e sensibilização das helmintíases, Pós-teste T1 realizado um mês após a intervenção e Pós-teste T2 realizado um ano após a finalização do projeto e aplicação do Teste com Grupo Controle. Os resultados preliminares apontam que após aplicação da intervenção o número de acertos relacionados a transmissão das doenças foram: Ascaridíase (86,7%), Enterobiose (86,7%), Esquistossomose (89,6%), Ancilostomíase (87,4%) e Teníase (84,4%). Um ano após a intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos Ascaridíase (77,8%), Enterobiose (72,7%), Esquistossomose (80,7%), Ancilostomíase (74,1%) e Teníase (83%). Assim, os resultados apontam que o modelo de intervenção proposto mostrou-se efetivo um mês após e manteve-se um ano após a intervenção, dessa forma a metodologia utilizada pode ser recomendada para intervenções em educação em saúde para escolares nessa faixa etária.

Presidente - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interno - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Externo ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/04/2018 09:36