Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA MARIA DE MEDEIROS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELA MARIA DE MEDEIROS SOARES
DATA : 16/05/2018
LOCAL: Departamento de Odontologia da UFRN

INTERNAÇÕES EM IDOSOS E FATORES CONTEXTUAIS ASSOCIADOS NO NORDESTE BRASILEIRO

Idoso; hospitalização e fatores epidemiológicos

O presente estudo objetivou investigar as internações dos idosos por grupo de causa e identificar sua relação com fatores contextuais na região do Nordeste Brasileiro. Realizou-se um estudo com delineamento ecológico, descritivo e de séries temporais, que se utilizou de dados secundários oriundos do Sistema de Informação Hospitalar (SIH-SUS) para a descrição das taxas de internação em idosos a partir de 60 anos ou mais em toda região, nos anos de 2010 a 2015. Como variável dependente, a taxa de internação hospitalar nos idosos por grupo de causas foi utilizada. Para tanto, realizou-se uma análise de cluster não-hierárquica agrupando os municípios com base nos capítulos do grupo de causas de internações, sendo formado o Cluster 1 que se caracterizou pelo predomínio de baixas taxas de internação, o Cluster 2 com predomínio de altas taxas de internação e o Cluster 3 com predomínio intermediário de taxas de internação.  Para a associação com a variável dependente, foram selecionadas 11 variáveis independentes socioeconômicas contextuais, cuja seleção se deu por uma análise teórica com base nas dimensões dos modelos de Determinantes Sociais da Saúde, seguida de uma análise descritiva, com fins de identificar aquelas que melhor discriminam os municípios e com uma distribuição mais próxima da normalidade. Optou-se por resumir o conjunto de variáveis selecionadas através da Análise Fatorial tipo R, tendo a extração dos fatores sido realizada a partir da Análise de Componentes Principais (ACP). Nesse sentido, obteve-se o componente 1 que foi denominado “Urbanização e seus reflexos”, o segundo componente sendo nominado de “Contexto socioeconômico favorável” e o terceiro componente intitulado “Pouca escolaridade e dependência do Estado”. A taxa total de internação no período foi 1.212,60, sendo em maior quantidade aquelas por doenças do aparelho circulatório, seguidas de doenças do aparelho respiratório e das doenças infecciosas e parasitárias. Os clusters de causas de internação diferiram significativamente em relação aos fatores contextuais, de modo que os municípios que possuem as maiores taxas de internações apresentaram os valores mais altos para o contexto socioeconômico favorável, sendo os maiores valores relativos à pouca escolaridade e dependência do estado os dos municípios de menores taxas de internação. Diante desse contexto, conclui-se que na população idosa do Nordeste há predomínio de internações por doenças do aparelho circulatório e cujo contexto socioeconômico dos municípios influenciou para o maior número de internações nessa população, de modo que os municípios com melhor contexto socioeconômico tiveram as maiores taxas de internação em idosos.

Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interno - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA