Banca de DEFESA: MONICA GIORDANA FRANCIELI BLAU RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONICA GIORDANA FRANCIELI BLAU RODRIGUES
DATA : 29/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

EFEITOS DAS INTERVENÇÕES PSICOMOTORAS NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AFETIVO/SOCIAL EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE


PALAVRAS-CHAVES:

Intervenção Psicomotora (IP); Crianças com Necessidades Especiais (CNE); Desenvolvimento Psicomotor; Desenvolvimento Afetivo/Social.

   


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Introdução: O desenvolvimento de crianças com necessidades especiais (CNE), pode ser afetado por uma condição transitória ou permanente que interfira no seu desenvolvimento normal. Dependendo da sua deficiência/limitação, os sintomas podem ser desde circunstanciais, imperceptíveis até níveis mais comprometedores, dificultando a aquisição de habilidades motoras, linguísticas e sociais, causando um impacto significativo no seu progresso do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Porém, ser uma criança com necessidades especiais permanente ou transitória não determina seu processo de desenvolvimento. É possível fomentar seu desenvolvimento com estímulos e um ambiente adequado. Para isso, estratégias de intervenção são potencialmente determinantes. Um programa de intervenção psicomotora (PIP), concebe a possibilidade de atuar no desenvolvimento psicomotor e no desenvolvimento afetivo/social de uma criança e de sua necessidade específica a fim de evoluir/compensar suas deficiências. Objetivo: Sintetizar as evidências científicas disponíveis sobre os efeitos das intervenções psicomotoras (IP), quais são os benefícios e as possibilidades de implementação em prol do desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidade especial (CNE). Métodos: Tratando-se de uma revisão sistemática e meta-análise que foi reportada de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O percurso metodológico de construção consistiu em ensaios clínicos randomizados (ECR) publicados de janeiro de 1970 até abril de 2021 nas seguintes bases de dados:  PubMed; MEDLINE (OVID), EMBASE, LILACS e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCOPUS, Web of Science, Redalyc e ScienceDirect, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Google Scholar e Periódicos da Capes. Os critérios de elegibilidade do estudo foram previamente estabelecidos de acordo com o modelo PICO. Também a ferramenta Cochrane Risk of Bias 2 (ROB2) foi utilizada para avaliar o risco de viés. Já a metanálise foi realizada no Review Manager 5.4.1 (RevMan® 5.4.1). Resultados: Foram incluídos 47 estudos científicos, com amostras entre 06 e 450 participantes, realizados em diferenciados contextos, diferentes abordagens de Intervenções Psicomotoras (IP) e com crianças com variadas deficiências, transtornos ou limitações. O sexo dos participantes dos estudos, indicaram prevalência do sexo masculino (64,8%). Os resultados mostraram que crianças com alguma deficiência, correm maior risco de inúmeros distúrbios físicos e psicossociais em comparação a crianças com desenvolvimento normal, precisando de intervenções terapêuticas a fim de auxiliar em seu desenvolvimento. A meta-análise realizada com 15 estudos científicos dos 47, mostraram os efeitos das diferentes abordagens de intervenções psicomotoras (IP) sobre os desfechos psicomotores e afetivo/social em crianças com necessidades especiais (CNE). Nas análises dos resultados das intervenções psicomotoras (IP) com abordagem Tecnológica, dentre as variáveis, a destreza manual (P=0.32) e equilíbrio (P=0.70) mostraram uma tendência de favorecimento ao grupo intervenção quando comparado ao grupo controle, mas sem diferenças estatísticas significativas. Semelhantes resultados foram encontrados nas intervenções psicomotoras (IP) com abordagem Sensorial que promoveram mudanças favoráveis na integração visomotora (P=0.01) e na integração sensorial (P=0.27), mas sem significância estatística. Sendo que a variável funções cognitivas (P=0.003), alcançou escores mais significativos para a abordagem Sensorial. Por fim, as intervenções psicomotoras (IP) com abordagem Práticas Corporais promoveram mudanças significativas na responsividade social (P<0.00001) indicando melhorias no desenvolvimento afetivo/social. Conclusão: Os resultados sugerem os benefícios das intervenções psicomotoras (IP) no desenvolvimento de resultados psicomotores e afetivos/sociais em crianças com necessidades especiais (CNE), especificamente, nas funções cognitivas e na responsividade social, as quais apresentaram melhores resultados. Número de registro PROSPERO: CRD42021249292.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396726 - JONATAS DE FRANCA BARROS
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Externo à Instituição - ANDRÉ RIBEIRO DA SILVA - UnB
Externo à Instituição - HELIO FRANKLIN RODRIGUES DE ALMEIDA - UNIR
Notícia cadastrada em: 26/07/2022 08:18
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