Banca de DEFESA: JÚLIA MARIA ALVES DE MEDEIROS

DISCENTE : JÚLIA MARIA ALVES DE MEDEIROS
DATA : 22/07/2022
LOCAL: Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O FUTEBOL DE MULHERES COMO CONTEÚDO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E EMENTAS CURRICULARES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE

Futebol de Mulheres; Currículo; Educação Física.

A presença das mulheres nos diversos setores da sociedade é uma conquista recente. A título de exemplo, essa pesquisa toma como referência a participação da mulher no campo esportivo, mas especificadamente no futebol – importante construtor social construtor social brasileiro - e a universidade como instituição que desempenha um papel importante na superação das exclusões sociais. Trazendo como objetivo geral, a busca de menções ao conteúdo futebol de mulheres a partir das ementas curriculares e projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades federais públicas do Nordeste, o trabalho possui natureza qualitativa feita através de uma análise de conteúdo que se utiliza de técnicas documentais complementares. O percurso metodológico iniciou na pré-análise com a localização das universidades federais públicas nordestinas que ofertam o curso de Educação Física, assim como seus projetos pedagógicos e currículos. Em seguida, foi realizada a exploração desse material. Os dados demonstraram que, além das particularidades de cada documento, estes não mencionam o ‘futebol de mulheres’ em sua pesquisa. Assim, decidimos por fragmentar o termo em ‘futebol’, ‘feminino’ e ‘mulher’ e feitas novas buscas. Em relação ao termo futebol, observou-se sua presença nos nomes dos componentes curriculares, nas ementas, nas referências bibliográficas, na infraestrutura (ao falar de campo de futebol), na justificativa e no contexto histórico. A expressão ‘feminino’ foi mencionada na estrutura (ao se referir a vestiário), em referências bibliográficas, nas ementas, da identificação de prática esportiva e no contexto histórico. A palavra ‘mulher’ apareceu nas referências bibliográficas, na ementa e na caracterização de perfil de docentes de uma das universidades estudadas. Diante da insuficiente presença do termo e dos termos correlatos e, levando em consideração o crescente aumento da prática da modalidade, foi possível perceber a necessidade de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física das universidades (demonstrada a desatualização da maioria dos documentos) para que seja incluído e atualizado os conteúdos atuais, como por exemplo, o futebol de mulheres com a finalidade de contribuir com o processo formativo dos professores de Educação Física, assim como melhorar as possibilidades de estudo, práticas esportivas e campos de atuação de, para e por mulheres.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interno - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS