Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA MARIA ALVES DE MEDEIROS

DISCENTE : JÚLIA MARIA ALVES DE MEDEIROS
DATA : 31/05/2022
LOCAL: Departamento de Educação Física / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O FUTEBOL DE MULHERES COMO CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE FUTEBOL DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE

Futebol de Mulheres; Currículo; Educação Física.

A presença das mulheres nos diversos setores da sociedade é uma conquista recente. A luta por espaço dentro dos campos esportivos, acadêmicos, políticos, empregatícios e outros é algo que apesar dos avanços, ainda deve ser amplamente discutido. Tomando como referência a participação da mulher no campo esportivo, considerando o futebol como um importante construtor social da sociedade brasileira; as mulheres e a sua constante luta por espaço nesse e em outros campos e a universidade como instituição que desempenha um papel importante na superação das exclusões sociais, essa pesquisa teve por objetivo geral analisar os projetos pedagógicos e as ementas curriculares das universidades federais públicas do Nordeste, que tratam do componente curricular futebol, buscando menções ao conteúdo futebol de mulheres. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como método uma análise documental. Dentre os nove estados nordestinos, encontramos 18 universidades federais, nas quais seis não contam com o curso de educação física. Nas instituições que possuem o curso, de modo geral, existe diferença entre a apresentação e disponibilização dos seus projetos pedagógicos e currículos assim como a desatualização dos documentos. Em relação ao conteúdo pesquisado – futebol de mulheres – não foi encontrada menção direta ao termo exato, mas, de forma indireta, foram encontradas menções às palavras mulher e feminino em alguns momentos nos projetos pedagógicos, principalmente nas referências bibliográficas e nas ementas curriculares. Diante da insuficiente presença do termo, ou de termos correlatos e, levando em consideração o crescente aumento da prática da modalidade, foi possível perceber a necessidade de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de educação física das universidades de forma a incluir e atualizar os conteúdos que auxiliem no processo formativo dos professores considerando o contexto atual, como por exemplo, a inserção do futebol de mulheres na disciplina de futebol (e em outras necessárias).

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA