Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO CESAR SILVA DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO CESAR SILVA DE AZEVEDO
DATA : 10/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

EFEITO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR INTEGRATIVO NO CONTROLE INIBITÓRIO DE JOVENS FUTEBOLISTAS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação física, cognição, habilidades motoras fundamentais; Adolescente.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Introdução: O Treinamento Neuromuscular Integrativo (INT) vem sendo apontado como uma abordagem inovadora para melhorar os componentes relacionados à saúde, a prevenção de lesões, o condicionamento físico e a cognição de crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar o efeito do INT no controle inibitório de jovens da categoria sub-15 de uma escolinha de futebol. Métodos: 16 adolescentes foram divididos em dois grupos: grupo controle – GC (n = 8; idade = 14,02 ± 0,84 anos; estatura = 1,62 ± 0,76 m; massa corporal = 53,74 ± 11,87 kg); e grupo intervenção – GINT (n = 8; idade = 13,89 ± 0,88 anos; estatura = 1,64 ± 0,42 m; massa corporal = 54,71 ± 11,91 kg). Além do treino de futebol, os adolescentes do GINT participaram das intervenções com o INT ao longo de 12 semanas com treinos de 15 minutos, duas vezes por semana. A maturação somática foi avaliada, conforme Mirwald et al. (2002). Para avaliar o efeito do INT no desempenho cognitivo e motor foram aplicados o Teste de Stroop Computadorizado (TSC) e o Teste de Agilidade Reativa (TAR) em três momentos: pré-intervenção, 06 semana e pós-intervenção. Para observação do efeito do INT entre os grupos e ao longo do tempo foi utilizado a ANOVA de medidas repetidas e o teste post-hoc de Bonferroni, para identificar possíveis diferenças. As diferenças dos percentuais (Δ%) de alteração entre os grupos foram verificadas através do teste U de Mann-Whitney. O coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para correlacionar os níveis maturacionais e os resultados obtidos nos testes. Resultados: Para as etapas congruentes do TSC não foi observado efeito de tempo (F = 0,246; p = 0,707) e nem de interação entre os grupos (F = 0,942; p = 0,376). Para a etapa incongruente, foi observado efeito de tempo para o GINT em todos os momentos analisados: pré-intervenção para 06 semanas (p = 0,012); 06 semanas para pós-intervenção (p = 0,001); e pré para pós-intervenção (p = 0,001). Nos erros cometidos na etapa incongruente não foi observado efeito de tempo (F = 1,552; p = 0,232) e nem efeito de interação dos grupos (F = 0,036; p = 0,953). Quando avaliado o Escore de Eficiência Invertido (IES), houve efeito de tempo no GINT para os momentos de 06 semanas para pós-intervenção (p = 0,047) e do pré para pós-intervenção (p = 0,002). No TAR, não foi observado interação entre os grupos em nenhuma das fases do teste. Quando consideradas às fases de percepção (F = 2,559; p = 0,112) e resposta (F = 0,665; p = 0,522), não foi observado efeito de tempo. Já para a variável agilidade, foi observado efeito de tempo no GINT do momento de pré para pós-intervenção (p = 0,004).  Observa-se efeito de tempo para variação percentual (Δ%) no GINT do momento de pré para pós-intervenção nas variáveis: tempo de resposta na etapa incongruente do TSC (p = 0,004); IES da etapa incongruente do TSC (p = 0,030); e desempenho na agilidade do TAR (p = 0,034). Também houve diferença significativa (Z = 0,214; p = 0,031) entre os grupos para a variação percentual (Δ%) do momento de pré para pós-intervenção na etapa incongruente do TSC. Conclusão: A adição do INT ao treinamento sistemático do futebol, realizado duas vezes por semana com jovens entre 12 e 15 anos, promoveu melhorias no desempenho da etapa incongruente do TSC e da agilidade, indicando que o INT pode contribuir com melhoria da capacidade cognitiva, em específico do controle inibitório, e motora de adolescentes esportistas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1793257 - ARNALDO LUIS MORTATTI
Interno - 1989744 - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY
Interno - 3138718 - RICARDO SANTOS OLIVEIRA
Externa à Instituição - ANELISE REIS GAYA - UFRGS
Externo à Instituição - LEONARDO DE SOUSA FORTES - UFPE
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 11:11
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