Banca de DEFESA: NATHALIA DORIA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIA DORIA OLIVEIRA
DATA : 02/05/2022
HORA: 18:30
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: uma análise sobre a noção de linguagem e suas implicações para a Educação Física


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo oficial; Linguagem; Educação Física.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

O Ensino Médio se tornou palco de discussão e debate nos últimos anos por conta da promulgação da Lei 13.415/2017. As mudanças mais significativas são a ampliação da carga horária para 3000h, flexibilização curricular com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos. Tendo cada Estado de reestruturar o seu currículo e arquitetar sua implantação até 2021, diversas lacunas e questionamentos se acumularam nesse percurso, sendo a própria noção e sistematização das áreas de linguagens uma delas. Essa pesquisa se inscreve neste ínterim e possui as seguintes questões: quais as compreensões de linguagens apresentados pelos documentos da BNCC e suas reverberações no currículo de Sergipe no contexto da mudança do Ensino Médio promulgada pela Lei 13.415? Como tais compreensões dialogam com o ensino da Educação Física? A pesquisa teve por objetivo analisar a compreensão de linguagem na BNCC e no currículo de Sergipe para refletir suas possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa documental-exploratória de abordagem qualitativa. A dissertação trabalha com exploração de fontes primárias, documentos curriculares, tais como a Base Nacional Comum Curricular da etapa do Ensino Médio e o currículo Estadual de Sergipe na etapa do Ensino Médio. A partir da exploração do material procede-se com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979) com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) através do tratamento dos dados a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). A partir da análise lexical, a BNCC-EM foi dividida em cinco classe/categorias - Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Já o CES-EM foi dividido em quatro classes/categorias - Linguagens e Modalidades; Sistema institucional; Juventude; Expressões e seus campos. Os dados indicam que a BNCC-EM ao tratar a linguagem se aproxima de uma abordagem semiótica, contudo não o conceitua e traz conceitos e ideias divergentes desta. Ao olharmos a EF observamos que se direciona para a Linguagem corporal tendo como produto a cultura corporal de movimento, e que na área, cada disciplina possui a sua linguagem, ou seja, as Artes com a artística, a Língua Inglesa e Portuguesa com a linguística, sendo essa possui múltiplas possibilidades de linguagem nos seus campos de atuação e trazendo o multiletramento. Por fim, ao analisar o CES-EM percebemos que dá continuidade a BNCC-EM, porém traz como referência ao conceituar a noção de linguagem próximo da abordagem do filósofo Bakhtin, da corrente histórico-sóciocultural. Traz também os objetos de conhecimentos tratados em cada disciplina e a EF, apesar de trazer diversos saberes, traz eles de forma confusa e sem uma sequência didática-pedagógica. No fim, as implicações para a EF é a não compreensão de lugar na área de linguagem, bem como a confusão dos docentes com relação aos objetos de conhecimento com pouca possibilidade de explorar as linguagens.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Externo à Instituição - ROGÉRIO SANTOS PEREIRA - UFSC
Notícia cadastrada em: 04/04/2022 19:00
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