Banca de DEFESA: JOEL DIKSON DE LIMA NOGUEIRA

DISCENTE : JOEL DIKSON DE LIMA NOGUEIRA
DATA : 26/08/2021
LOCAL: Google Meet

UMA EXPERIÊNCIA DA DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO VITOR LIMA – IELMO MARINHO/RN

Palavras-chave: Educação Física escolar. Unidade de ensino. Experiência da Dança. Ensino Fundamental.

O objetivo deste trabalho foi analisar uma experiência pedagógica sobre a dança, como conteúdo da educação física escolar, que atendesse às expectativas em relação ao conteúdo do ensino fundamental, visando identificar possibilidades de ensino e dificuldades encontradas que pudessem contribuir para a ampliação desse conteúdo na escola. A metodologia empregada baseou-se num relato de experiência, onde o investigador atuou como pesquisador-participante. A amostra do estudo foi constituída por duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal João Vitor da Silva Lima, na comunidade de Alegria, distrito de Ielmo Marinho-RN. A coleta de dados ocorreu durante 18 aulas de dança na Educação Física.  Os registros das aulas ocorreram por meio de observações, fotos e um diário de anotações de campo, onde as avaliações se deram de forma dialogada, envolvendo aproximadamente 22 crianças/alunos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo professor de Educação Física quanto à sua prática no cotidiano escolar, por ser um conteúdo pouco trabalhado, despertou nos alunos o interesse e/ou prazer pela dança, partindo de aulas construtivas que envolvam a arte do movimento como forma de incentivo à aprendizagem. Como conclusão, aponta-se que a dança, como conteúdo da Educação Física, pode ser uma boa estratégia de incentivo no processo de ensino aprendizagem escolar, proporcionando benefícios positivos que trabalham o movimento, a criatividade, musicalidade, socialização, atitudes, gestos e leveza. Destaca-se que, no processo de aprendizagem, o professor de Educação Física, por ser um facilitador, exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, de modo que é visto como protagonista nessa construção do conhecimento.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interna - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - DANIELI ALVES PEREIRA MARQUES - UFVJM