Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL DIKSON DE LIMA NOGUEIRA

DISCENTE : JOEL DIKSON DE LIMA NOGUEIRA
DATA : 30/06/2021

UMA EXPERIÊNCIA DA DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO VITOR LIMA – IELMO MARINHO/RN

Palavras-chave: Educação Física escolar. Projeto pedagógico. Dança.  Ensino Fundamental.

O objetivo deste trabalho foi analisar uma experiência pedagógica sobre a dança, como conteúdo da educação física escolar, que atendesse às necessidades de alunos e alunas do ensino fundamental, visando identificar possibilidades de ensino e dificuldades encontradas que pudessem contribuir para a ampliação desse conteúdo na escola. A metodologia empregada baseou-se num relato de experiência, onde o investigador atuou como pesquisador-participante.  A amostra do estudo foi constituída por duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal João Vitor da Silva Lima, na comunidade de Alegria, distrito de Ielmo Marinho-RN. A coleta de dados ocorreu nas aulas de Educação Física.  Os registros das aulas ocorreram por meio de fotos e um diário de anotações de campo, onde as avaliações se deram de forma dialogada e, por meio da dança, envolviam as crianças no decorrer das intervenções. Dessa forma, foram realizadas 18 aulas para o trabalho com a dança na escola, mais precisamente, nas aulas de Educação Física. Os resultados demonstram que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo professor de Educação Física quanto à sua prática no cotidiano escolar, por ser um conteúdo pouco trabalhado, é gratificante despertar nos alunos o interesse e/ou prazer pela dança, partindo de aulas construtivas que envolvam a arte do movimento como forma de incentivo à aprendizagem. Como conclusão, aponta-se que a dança, como conteúdo da Educação Física, pode ser uma boa estratégia de incentivo no processo de ensino aprendizagem escolar, proporcionando benefícios positivos que trabalham o movimento, a criatividade, musicalidade, socialização, atitudes, gestos e leveza. Destaca-se que, no processo de aprendizagem, o professor de Educação Física, por ser um facilitador, exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, de modo que é visto como protagonista nessa construção do conhecimento.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS