Banca de DEFESA: FLÁVIO ANSELMO SILVA DE LIMA

DISCENTE : FLÁVIO ANSELMO SILVA DE LIMA
DATA : 09/04/2021
LOCAL: Sala virtual

ASSOCIAÇÃO ENTRE MÉMORIA DE TRABALHO E CAPACIDADES FÍSICAS EM IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM MEIO AQUÁTICO

capacidade física, memória de trabalho, envelhecimento, idoso.

O envelhecimento normalmente traz consigo perdas funcionais, cognitivas e físicas prejudicando a independência nas tarefas do dia a dia. Portanto, temos como objetivo analisar se há associação entre a memória de trabalho com as capacidades físicas de idosos praticantes de exercícios multicomponentes realizados no meio aquático. Foi realizado um estudo transversal, analítico, descritivo com uma amostra de 77 indivíduos, sendo 20 homens (faixa etária entre 61 e 88 anos), e 57 mulheres (faixa etária entre 60 e 94 anos) participantes do projeto de extensão vinculado ao Departamento de Educação Física “Minha Melhor Idade” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo avaliado a memória de trabalho e as capacidades físicas dos participantes. Os resultados foram tratados por estatística descritiva e inferencial usando o software jamovi (2020), v.1.2, para realização das análises. Os resultados obtidos mostraram que a escolaridade (P = 0,013), preensão manual (P = 0.017), velocidade de aceleração (P = 0.013) e equilíbrio (P = 0.010) foram associadas ao melhor desempenho na memória de trabalho através do teste N-back. Quanto à diferença entre os grupos, além das variáveis anteriores a flexibilidade de membro superior (P = 0,002), flexibilidade de membro inferior (P = 0.010) e potência aeróbica (P = 0,019) apresentaram diferenças significativas entre os grupos masculino e feminino. Os achados deste estudo sugerem que a prática de exercícios físicos, dentre eles os exercícios com características aeróbicas e anaeróbicas, assim como os exercícios de equilíbrio estáticos e dinâmicos proporcionam melhores respostas na memória de trabalho de idosos.

Presidente - 396726 - JONATAS DE FRANCA BARROS
Interno - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA