Banca de DEFESA: JOAQUIM MAFALDO DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE : JOAQUIM MAFALDO DE OLIVEIRA NETO
DATA : 24/02/2021
LOCAL: Webconferência: https://meet.google.com/zbn-nyze-brq

EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO

Experiência; Material didático; Educação Física escolar.

A presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Para realização desse estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, com base na técnica do autoestudo, com intuito de relembrar as experiências realizadas na atuação profissional como professor licenciado em Educação Física, descrevendo fatos e fenômenos vividos junto aos estudantes em situações pedagógicas, e ressignificar as experiências com a elaboração de um material didático em um momento de formação continuada. Identificamos sugestões e contribuições nos livros didáticos para o professor, mas com relevante contribuição de reflexões sobre as experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com a unidade didática ginástica – circo, e nos anos finais com a unidade didática esportes - handebol, adequando a proposta para a realidade que atua, com a construção de um material didático pelo próprio professor, no qual articula os conhecimentos do componente curricular com objetos educacionais e torna a abordagem relevante para o ensino aprendizagem. Concluímos que para o uso do livro didático, o professor precisa ressignificar a sua proposta de prática pedagógica retomando suas experiências com componente curricular, e uma possibilidade de organizar didaticamente seu planejamento e vivências, é construindo seu próprio material didático articulando conhecimentos e códigos de linguagem digitais que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO