Banca de QUALIFICAÇÃO: LIEGE CARLOS SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIEGE CARLOS SILVA DE LIMA
DATA : 11/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO:

Impacto das práticas corporais de academias na adesão e aderência ao exercício físico e sua repercussão no bem-estar dos servidores da UFRN com problemas osteomioarticulares.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Aderência. Bem-estar. Problemas osteomioarticulares.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

No Brasil, os estudos sobre aderência têm verificado que aproximadamente 70% das pessoas que iniciam um programa de atividades físicas em academias não continuam a realizar as atividades. Um programa de atividade física estruturado requer comprometimento com mudanças de hábitos, fato este que pode dificultar à aderência aos treinos. Já está bastante consolidado na literatura que praticar atividade física em quantidade e intensidade adequadas pode diminuir os riscos de aparecimento e desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, dentre elas a osteoporose e da osteoartrite, a prática de atividade física propicia também a saúde psicoemocional, controlando os traços de ansiedade, depressão e melhora os indicadores relacionados à qualidade de vida. Dessa forma nosso objetivo foi avaliar o impacto das práticas corporais de academias na adesão e aderência e sua repercussão no bem-estar dos servidores da UFRN com problemas osteomioarticulares. Participaram do estudo 07 servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com idade entre 33 e 68 anos, sendo 04 homens e 03 mulheres. A adesão e aderência foram avaliadas a partir da frequência dos servidores aos encontros semanais. O bem-estar foi avaliado após análise de conteúdo onde o instrumento para construção do corpus foi à culminância dessa fase do projeto. Dentre os achados relacionados às repercussões na melhora do bem-estar podemos citar; melhoria na qualidade de vida, melhoria no bem-estar físico tais como, diminuição das dores e melhora da funcionalidade, bem-estar mental onde foi relatado diminuição da ansiedade e no bem-estar socialnaintegração intergeracional ao grupoDessa forma podemos afirmar que as práticas corporais de academias repercutem de formapositiva no bem-estar dos servidores da UFRN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Externa ao Programa - 1953519 - THAIS REIS SILVA DE PAULO
Notícia cadastrada em: 02/12/2020 08:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao