Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAQUIM MAFALDO DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE : JOAQUIM MAFALDO DE OLIVEIRA NETO
DATA : 06/11/2020
LOCAL: Sala Virtual

EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA A PRATICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO

Educação Física escolar; Livro didático; Material didático.

A inserção da Educação Física no Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD, com o livro didático para o professor incita reflexões sobre o seu uso para contribuir com experiências pedagógicas na escola. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivos relacionar as experiências com a prática pedagógica da Educação Física com as possibilidades sugeridas nos livros didáticos; descrever experiências com a prática pedagógica em diferentes etapas da Educação Básica em minha atuação profissional; identificar e descrever possibilidades e sugestões para a prática pedagógica na utilização dos livros didáticos, que se relacionam às experiências vivenciadas; apontar possibilidades de criação e elaboração de material didático para auxiliar os professores com o livro didático. Na metodologia foi adotado um estudo descritivo ex post facto, no sentido de descrever os fatos passados, caracterizados pela prática pedagógica vivenciada no ensino fundamental na atuação profissional, e a partir das sugestões dos livros didáticos de Educação Física com os mesmos conteúdos vivenciados, foram descritas possibilidades para o professor trabalhar com o livro. As experiências na atuação profissional no ensino fundamental anos iniciais com o conteúdo ginástica(circo) e anos finais esportes (handebol), possibilitaram perceber sugestões nos livros didáticos para o professor nos anos iniciais do ensino fundamental na unidade didática – ginástica(o circo na escola), e nos anos finais com a unidade didática esporte (esporte de invasão – handebol). As ideias apresentadas, oportunizaram apontamentos para elaboração de um material didático para o aluno, contribuindo com o ensino aprendizagem.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO