Banca de QUALIFICAÇÃO: KARIELLY MAYARA DE MOURA LEAL

DISCENTE : KARIELLY MAYARA DE MOURA LEAL
DATA : 21/10/2020
LOCAL: http://meet.google.com/mjt-xuyc-zty

Sistematização do currículo de educação física para as escolas de ensino médio da rede pública estadual de Picos-PI: uma perspectiva formativa, crítica e colaborativa

Sistematização. Currículo Escolar. Educação Física. Complexidade.

O presente trabalho lança seu olhar para a educação física escolar da cidade de Picos-PI, sobretudo para o currículo do ensino médio das escolas públicas estaduais da cidade que até então, era negligenciado tal documento dos(as) docentes. Aqui portanto, busquei, de forma colaborativa, elaborar um currículo com a direta contribuição de sete dos dez professores da rede e do nível de ensino acima mencionados. O trabalho aqui apresentado, tem como justificativa a desorganização de aplicabilidade de conteúdos e pela quantidade de repetição dela, levando os(as) alunos(as) à perca de estímulo pela prática e pelos ensinamentos teóricos que a disciplina traz consigo. Cabe aqui ressaltar as formas que levaram à elaboração do mesmo: inicialmente fora feita uma entrevista estruturada com os(as) alunos(as) do referido nível de ensino de 4 escolas da rede pública estadual de Picos-PI, afim de responderem o que gostariam de aprender com a educação física na escola, suas respostas foram levadas em consideração e aplicadas nos conteúdos detalhados e organizados bimestralmente para aplicação e controle do(a) docente. Além de os(as) alunos(as), os(as) professores(as) da rede também participaram, enviando seus planos de ensino, que nossa secretaria de educação chama de “Plano de Ação” para leitura, interpretação e posterior elaboração do currículo. Para ser prática e objetiva, após observação dos planos foi possível identificar que os(as) professores(as) trabalhavam basicamente os mesmo conteúdo, só que em meses diferentes o que acaba a levar alguns(as) alunos(as) a repetir o conteúdo quando eram obrigados a mudarem de escolar, de um ano para o outro ou no mesmo ano letivo. O objetivo da elaboração do currículo é de sistematizar o ensino de educação física para os três anos do ensino médio nas escolas estaduais da cidade afim de melhorar a qualidade do ensino na mesma, alterando, transformando e ressignificando uma realidade há anos erroneamente enraizada. Dividido em quatro capítulos este trabalho visa solucionar a problemática principal atualmente da educação física na cidade. No capítulo I: Educação Física Escolar: memórias e trajetória no campo de estudo visa demonstrar como e porque cheguei até aqui, quais as motivações e embates encontrados bem como demonstrar os desafios e possibilidades encontrados para aplicar no dia a dia escolar. Nos capítulos posteriores II, III e IV sistematizei o currículo das três séries do ensino médio, respectivamente 1º, 2ª e 3ª séries, organizados bimestralmente, dando ao(à) docente a possibilidade de adaptar-se à rotina escolar. Em considerações finais explanei o que fora alcançado, quais foram os entraves encontrados e quais vantagens os(as) alunos(as) e professores (as) de educação física do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Picos-PI terão com tal documento.

Presidente - 134.572.168-43 - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 127.196.788-05 - LUCIANA VENÂNCIO - UFC
Externa à Instituição - ISABEL PORTO FILGUEIRAS - USJT