Banca de DEFESA: EDNA NASCIMENTO DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDNA NASCIMENTO DE JESUS
DATA : 03/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 06 - DEF/UFRN
TÍTULO:

TRAJETÓRIA DO PROCESSO DE ENSINO DO PARKOUR NA CIDADE DE NATAL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

 Parkour. Ensino. Educação Física


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Este trabalho dissertativo desenvolve-se em meio às reflexões sobre a Prática Corporal de Aventura Urbana, denominada Le Parkour, com origem nos subúrbios da França e que vem ganhando adeptos no mundo inteiro, tendo como principal meio de propagação filmes, documentários e vídeos na internet. Tal prática, chegou no Brasil por volta de 2004, e 2005 em Natal/RN, com uma maneira de disseminação/ensino distinta da educação formal. Sendo assim, nos perguntamos: como é realizado o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes na cidade de Natal/RN? A indagação leva ao objetivo da pesquisa que é compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes da cidade do Natal/RN. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com viés etnográfico, sendo desenvolvida em três etapas: a primeira realizamos uma observação participante em treinos de um grupo de praticantes de Parkour em Natal/RN, que ocorreram no período entre junho de 2019 à dezembro de 2019, com registro em vídeo; segunda, entrevistamos 5 praticantes de Parkour que treinam na cidade por pelo menos um ano; na terceira, dialogamos sobre a maneira que se aprende e como se ensina Parkour no ponto de vista dos praticantes e as propostas disponíveis nas literaturas. Para isso, problematizamos sobre a relação entre o homem e o ambiente urbano e os aspectos educacionais que a envolve, bem como as mudanças que ocorreram pela maneira que as cidades foram construídas com o passar do tempo. Entretanto, atualmente está ganhando outros sentidos e significados com as Práticas Corporais de Aventura. Refletimos a respeito das sugestões indicativas na literatura para o ensino do Parkour seja no espaço escolar ou fora dele. Verificamos algumas semelhanças e diferenças entre eles nos seguintes aspectos: local da prática, tempo de duração, idade entre os participantes, equipamentos e espaços utilizados, gestão de riscos, objetivo da prática e existência de um mediador. Identificamos características semelhantes no processo de ensino e aprendizagem do Parkour em Natal/RN que é marcado pela maneira informal, em grupo, porém em alguns momentos, é predominante o ensino em pares, acontecendo com mais frequência aos finais de semana pela tarde, sem tempo determinado para término, com ou sem uso de música. Em relação aos movimentos, inicialmente observam vídeos disponíveis na internet de outros praticantes e tendem a reproduzi-los nos treinos de maneira fragmentada e progressivamente a fim de alcançar o objetivo, adaptando conforme a estrutura da cidade, utilizando equipamentos não específicos e até mesmo modificando-os, adicionando pneus para ampliar as possibilidades de movimentos, já que há inadequações e falta de manutenção das praças da cidade. Dessa forma, a maneira como um Traceur e uma Traceuse desenvolveu seu Flow será influenciada diretamente a esses fatores. A filmagem nos treinos também é algo importante para verificação e analise os erros, além da percepção dos colegas no que se refere a posicionamento do corpo, realizando ajustes, até a sequência seja realizada novamente, bem como uma forma de perceber a evolução ou retrocesso na performance individual ou coletiva, e a publicação desses vídeos nas redes sociais, contribuem para a comunicação entre praticantes de outras cidades ou países ampliando ainda mais, as possibilidades de ensino e aprendizados sobre o Parkour.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - GIULIANO GOMES DE ASSIS PIMENTEL - UEM
Externa à Instituição - MARTA GENU SOARES ARAGÃO - UEPA
Notícia cadastrada em: 14/02/2020 07:54
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