Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALEXANDRE ANDRADE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ALEXANDRE ANDRADE DOS SANTOS
DATA : 25/11/2019
HORA: 17:30
LOCAL: LEFEM-DEF/UFRN
TÍTULO:

AS EXPRESSÕES DE APRENDIZAGEM: a mídia-educação no programa segundo tempo paradesporto


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoa com Deficiência Intelectual, Aprendizagem, Mídia-Educação


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O percurso acadêmico do pesquisador pela Educação/Educação Física, em sua formação inicial, percebeu-se que a questão da deficiência era pouco tensionada no sentido de uma perspectiva para a formação e para o esclarecimento e, ao mesmo tempo, ficava claro como eram poucos os estudos/pesquisas que envolvessem esta temática, o que gerou um processo de sensibilização e interesse pela questão da inclusão e diferença, que foi sendo alimentado mediante as experiências vividas. Está pesquisa tem por objetivo analisar como a pessoa com deficiência intelectual expressa sua aprendizagem, no contexto das práticas esportivas, a partir da mídia-educação. A problemática da investigação foi: como a pessoa com deficiência intelectual expressa suas aprendizagens sobre a prática esportiva (natação e atletismo), utilizando a linguagem midiática? Como o processo pedagógico das ações/atividades do núcleo podem contribuir para a formulação de sentido e significado da prática esportiva através da mídia-educação? Do ponto de vista metodológico o estudo se baseou em características das técnicas da etnopesquisa crítica, utilizando a observação participante, o diário de campo e as entrevistas semiestruturadas como recurso para o levantamento das informações, o campo empírico foram crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual que participam do núcleo do Programa Segundo Tempo Paradesporto (PSTp), pertencente ao convênio celebrado entre Ministério do Esporte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O estudo foi de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo. Dito isto, a ideia foi trabalhar com uma turma do núcleo PSTp que é composta por 20 a 25 beneficiados (de ambos os gêneros - criança, adolescente, jovem e adulto), assim sendo teve uma amostra de cerca de 1/3 do total de beneficiados atendidos pelo núcleo. A pesquisa aconteceu em um único momento específico, subdividido em três etapas. Na primeira etapa uma reunião foi realizada com os pais ou responsáveis dos potenciais participantes, que compõem a turma participante da pesquisa. Na segunda etapa, o pesquisador realizou encontros com os atores e atrizes investigados, experiências/vivências que tematize e problematize a educação física e o esporte sobre a mídia a partir do conceito de mídia-educação (BELLONI, 2001). Ainda na segunda etapa como feedback da produção midiática feita pelos participantes, ou seja, o resultado do olhar dos sujeitos frente às experiências proporcionadas pela prática esportiva sobre a mídia a partir da crítica e criatividade dos mesmos na produção de narrativas midiáticas de suas vivências. Já na terceira etapa, conversas mais individualizadas (entrevista semiestruturada) foram realizadas com os atores da pesquisa com seus responsáveis.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externa à Instituição - MARTA GENU SOARES ARAGÃO - UEPA
Notícia cadastrada em: 18/11/2019 12:23
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