Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE TAWLINSON SOARES GADELHA

DISCENTE : GEORGE TAWLINSON SOARES GADELHA
DATA : 10/12/2019
LOCAL: SALA 6 DO DEF

OS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Uma possibilidade na abordagem crítico-emancipatória

Jogos Eletrônicos, Educação Física, Escola

O presente projeto de pesquisa nasceu de uma inquietação sobre o uso dos Jogos Eletrônicos (JEs) na escola, tendo em vista que estes despertam um maior interesse nos alunos pelo conteúdo.  A Educação Física vem ampliando os estudos sobre o uso dessas tecnologias e suas possibilidades educativas, visto que a Educação e o processo de ensino-aprendizagem passam por um aperfeiçoamento condizente com os avanços tecnológicos, de modo que se espera que haja uma melhora da qualidade do ensino. Destaca-se o uso dos JEs devido ao fato das crianças, adolescentes e dos adultos jovens estarem em constante contato com essa tecnologia. Nesse sentido, temos como Questão de Estudo: Como utilizar os JEs na abordagem crítico-emancipatória para o ensino dos conteúdos da Educação Física Escolar? Objetivo Geral: Investigar as possibilidades educativas dos JEs através da observação dos jogadores e da produção de métodos sobre o jogo e o jogar, em situações escolares, na abordagem crítico-emancipatória. Metodologia: Relato de experiência com abordagem qualitativa descritiva; Cenário do estudo: Escola Estadual Enéas Cavalcanti – Ceará-Mirim/RN; Amostra do estudo: os alunos das turmas do 6º ano (2 turmas com 37 alunos por turma); Período da coleta de dados: III bimestre do ano letivo de 2019; Total de aulas no bimestre: 20 aulas, cada aula com duração de 50 minutos.  No âmbito da Educação Física Escolar caberá a nós, professores, nos apropriarmos dessas ferramentas para dialogarmos e refletirmos sobre os processos formativos na escola e seus conteúdos de forma integrada, possibilitando uma prática pedagógica significativa.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo à Instituição - ELENOR KUNZ