Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAS DOS SANTOS BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIAS DOS SANTOS BATISTA
DATA : 23/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Educação Física
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DE MOVIMENTO EM ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO E SUA INFLUÊNCIA EM COMPONENTES RELACIONADOS A SAÚDE.


PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade, Atividade física, Comportamento Sedentário, Sono.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

INTRODUÇÃO:  A manutenção de comportamentos de movimento saudáveis, desde a adolescência, proporciona benefícios psicofisiológicos considerados preditores da condição de saúde para a vida adulta. Com base no estudo destes comportamentos, entidades cientificas internacionais divulgam recomendações para a manutenção e prevenção da saúde. Apesar destas recomendações o que se verifica é uma crescente mudança dos hábitos e consequente descumprimento destes comportamentos em idades cada vez mais precoces que podem levar ao excesso de peso e obesidade infanto-juvenil. OBJETIVO: Demonstrar os comportamentos de movimento ao longo de 24 horas e os níveis de aptidão física relacionada à saúde de adolescentes com excesso de peso. MÉTODOS: Estudo transversal envolvendo 34 adolescentes (idade: 16,1 ±1,5 anos; % de gordura: 36,9 ±4,9), do sexo masculino. A análise de composição corporal foi feita através do DXA, o monitoramento das atividades relacionadas a atividade física (AFMV), sono e comportamento sedentário (CS) foram monitoradas e registradas através do acelerômetro (GT3X+ Actigraph). VO2 pico foi verificado através de teste incremental em cicloergômetro de forma indireta, a força de membros inferiores foi verificada através de salto vertical com contramovimento (SV) e a força preensão manual (PM) foi medida através de dinamometria manual.  Teste t de student de uma amostra foi utilizado para a comparação dos valores coletados com os de referência propostos nas diretrizes, além da correlação de Pearson e Spearman para verificação de relação entre as variáveis. Um p-valor < 0,05 foi adotado como significância estatística.

RESULTADOS: Dentre a amostra analisada, 41% (n=14) dos adolescentes não cumpriram nenhuma das recomendações de comportamento de movimento, entretanto não apresentam diferença estatística nos indicadores de saúde comparados aos indivíduos que cumprem ao menos uma das recomendações propostas (p>0,05). Ainda, verificou-se que os indicadores de aptidão física se relacionam negativamente ao percentual de gordura corporal (VO2 pico: rs =-0,55, p=0,001 e SVC: rs =-0,63, p<0,001), também foi verificado que o Comportamento sedentário tem forte relação negativa com a duração de sono (rs (34) =-0,68, p<0,001). Os adolescentes que cumprem a recomendação para a AFMV apresentam uma forte correlação positiva com a PM (rs (20) =0,60, p=0,005). CONCLUSÃO: Adolescentes obesos que cumprem a quantidade recomendada de AFMV demonstram relação direta com a força de preensão manual. Ainda foi observado ligação inversa entre o tempo gasto em comportamento sedentário e duração de sono independente do cumprimento ou não da diretriz. Por fim, a capacidade respiratória e a força de membros inferiores são diretamente influenciadas negativamente pela gordura corporal. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1793257 - ARNALDO LUIS MORTATTI
Interno - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Interno - 1989744 - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY
Externo ao Programa - 1139873 - RICARDO FERNANDO ARRAIS
Externo à Instituição - FERDINANDO OLIVEIRA CARVALHO - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 25/04/2019 14:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao