Banca de DEFESA: RICARDO ANDRADE BEZERRA

DISCENTE : RICARDO ANDRADE BEZERRA
DATA : 31/07/2018
LOCAL: Sala 7 do Dpto de Nutrição - UFRN

ALTERAÇÕES NO ESTADO NUTRICIONAL, CONSUMO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DE SANTA CRUZ/RN: UM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL

escolares; excesso de peso; obesidade; consumo alimentar; atividade física.

INTRODUÇÃO: A obesidade infanto-juvenil vem se mostrando crescente e preocupante em países em desenvolvimento, sendo considerada um problema de saúde pública. E é conhecido na literatura que a maior prevalência de sedentarismo e atividade física leve (S/AFL) e a menor prevalência de atividade física moderada (AFM) e atividade fisica vigorosa (AFV) são fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade nessa faixa etária. Considerando que crianças são um grupo vulnerável e o impacto dos maus hábitos alimentares e de atividade física sobre o estado nutricional, o objetivo desse trabalho é analisar o perfil nutricional, consumo alimentar e atividade física dos escolares do nível fundamental da rede municipal de ensino de Santa Cruz/RN, no período três anos. MÉTODOS: Estudo observacional de caráter epidemiológico, com escolares matriculados na rede municipal de ensino da cidade de Santa Cruz/RN.  Os alunos realizaram avaliação antropométrica para determinação do seu estado nutricional (IMC/idade), e o consumo alimentar e a atividade física foram avaliados através de questionários auto-aplicados referentes ao dia anterior, e previamente validados para a população.O consumo alimentar foi classificado de acordo com o processamento dos alimentos agrupando-os em: in natura e minimamente processados, processados ou ultraprocessados.  A prática de atividade física foi quantificada pelos equivalentes metabólicos de tarefa (METs) e categorizada em sedentário, atividade física leve, atividade física moderada ou atividade física vigorosa. RESULTADOS: Foram avaliados 1571 escolares da rede pública da área urbana do município de Santa Cruz/RN, distribuídos em oito escolas, nos anos de 2015 e 2017. Independente do estado nutricional, os escolares apresentaram alta prevalência S/AFL. O excesso de peso foi diagnosticado em 26,9% e 31,5% nos respectivos anos e os escolares com excesso de peso apresentavam a menor prevalência de S/AFL comparado com os eutróficos ou com baixo peso, maior consumo de alimentos processados no almoço e consumo de alimentos ultraprocessados em todas as refeições do dia. CONCLUSÃO: Foi verificado redução de consumo de alimentos in natura e minimamente processados, alto consumo de alimentos processados no almoço e ultraprocessados, alta frequência de sedentarismo e baixa atividade física moderada e vigorosa (AFMV)  nos dias avaliados.

Presidente - 1879430 - ANA PAULA TRUSSARDI FAYH
Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL