Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO ANDRADE BEZERRA

DISCENTE : RICARDO ANDRADE BEZERRA
DATA : 29/05/2018
LOCAL: Sala 2 do Dpto de Nutrição - UFRN

ALTERAÇÕES NO ESTADO NUTRICIONAL, CONSUMO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL PÚBLICA DE ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL

escolares; excesso de peso; obesidade; consumo alimentar; atividade física.

INTRODUÇÃO: A obesidade infanto-juvenil vem se mostrando crescente e preocupante em países em desenvolvimento, sendo considerada um problema de saúde pública. MÉTODOS: Estudo longitudinal de caráter epidemiológico, com escolares matriculados na rede municipal de ensino da cidade de Santa Cruz/RN.  Os alunos presentes nos dias de coleta de dados foram avaliados para variáveis antropométricas (IMC/idade), consumo alimentar e atividade física pelo Questionário da alimentação do dia anterior (QUADA) e Questionário de atividade física do dia anterior (QUAFDA). O consumo alimentar foi classificado de acordo com o processamento dos alimentos agrupando-os em: in natura e minimamente processados, processados ou ultraprocessados.  A prática de atividade física do dia anterior foi quantificada pelos equivalentes metabólicos de tarefa (METs) e categorizada em sedentário/atividade física leve, atividade física moderada ou atividade física vigorosa. RESULTADOS: Foram avaliados 1571 escolares da rede pública da área urbana do município de Santa Cruz/RN, distribuídos em oito escolas, nos anos de 2015 e 2017. O excesso de peso foi diagnosticado em 26,9% e 31,5%, nos respectivos anos, e associado a maior inatividade física, menor atividade física moderada e vigorosa (AFMV), maior consumo de alimentos processados no almoço e consumo de alimentos ultraprocessados em todas as refeições do dia. CONCLUSÃO: Foi verificado redução de consumo de alimentos in natura e minimamente processados, alto consumo de alimentos processados no almoço e ultraprocessados, alta frequência de sedentarismo e baixo AFMV nos dias avaliados.

Presidente - 1879430 - ANA PAULA TRUSSARDI FAYH
Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Interno - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Externo ao Programa - 1891751 - URSULA VIANA BAGNI