Banca de DEFESA: ANTONIO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR

DISCENTE : ANTONIO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR
DATA : 08/03/2018
LOCAL: Auditório - DEF UFRN

FATORES QUE (DES)MOBILIZAM OS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA APROPRIAÇÃO DA CULTURA DIGITAL:  ENCONTROS COM A FORMAÇÃO CONTINUADA

Comunicação; Experiência; Formação de Professores; Pesquisa-ação; Saberes.

Esse trabalho dissertativo desvela-se diante do espaço e tempo de uma parceria entre a Secretária Municipal de Educação (SME) do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN), por meio da equipe de docentes formadores do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física (FOCO-EF), e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da equipe de docentes e discentes do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). O objetivo dessa pesquisa é analisar a apropriação da cultura digital pelos docentes da SME do município de Natal-RN, durante as experiências nos encontros do FOCO-EF. Enquanto delineamento dessa investigação acionamos a pesquisa-ação, tendo como atores e atoras desse processo investigativo 96 docentes em atuação profissional, a equipe de docentes formadores e dos discentes e docentes da UFRN, vinculados ao LEFEM. Dos 14 encontros promovidos pelo FOCO-EF, sete foram mediadas pelas ações do LEFEM, provendo diálogos entre a Educação Física Escolar e a cultura digital. Dessa forma, o espaço e tempo empírico de nossa pesquisa-ação consistiu nas vivências dos encontros mediados pelo LEFEM. Para tanto, enquanto levantamento de informações, utilizamos entrevistas, questionários e a observação-participante. Ao longo dos encontros, diferentes relações foram estabelecidas pelos docentes com a cultura digital, entre visões pessimistas a otimista, é possível anunciar o reconhecimento de sua presença nos distintos contextos de atuação, principalmente através da percepção dos diferentes modos de ser e agir das novas gerações. No entanto, identificamos a existência de fatores intrínsecos e extrínsecos na (de)mobilização desses docentes para com a apropriação da cultura digital, na qual duas tendências intrínsecas, aparecem como principais fatores de potência para essa mobilização: 1) a concepção de ensino; e 2) a crença na cultura digital como possibilidade de relações com a Educação Física Escolar.

Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO