Banca de DEFESA: OLENIA AIDE LEAL DE MESQUITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OLENIA AIDE LEAL DE MESQUITA
DATA : 28/02/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Educação Física - Auditório VER
TÍTULO:

SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS E SIMBÓLICAS SOBRE O CORPO DO BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA: UMA HERANÇA SAGRADA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura, Símbolo, Corpo e Educação Física.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Nessa pesquisa de dissertação realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Física PPGEF/UFRN, procuramos investigar o simbolismo das danças da cultura afro-brasileira apresentadas no espetáculo Herança Sagrada do Balé Folclórico da Bahia, sob a perspectiva do corpo fenomenológico de Merleau-ponty (1984), pautando a percepção como fonte subjetiva de conhecimento, possibilitada pela arte da dança, mais especificamente as danças populares aqui vistas como textos corpóreos que transcrevem marcas da cultura. É portanto, na leitura dos textos corpóreos que o Balé Folclórico da Bahia nos oferece no espetáculo Herança Sagrada que nos debruçamos, uma vez que esse grupo utiliza-se das danças e expressões afro-brasileiras para compor seus espetáculos, amplificando-as como arte, ressignificando-as ao transmutá-las dos terreiros e senzalas para os palcos, atribuindo novos sentidos culturais e simbólicos, além daqueles já construídos desde sua criação. Propomos ampliar não só os conceitos de cultura e símbolo e o que essas danças e suas ressignificações tem ainda a dizer para a Educação Física ante as amostras e as reflexões construídas na pesquisa, dadas pelo espetáculo, mas também preencher lacunas ainda existentes na área, no que tange a trabalhos que investiguem o corpo sob uma ótica ontológica sensível, pleno de subjetividades que o tornam indefinido em simbolismos, contribuindo para o tornar livre da busca pela verdade absoluta que o torna objeto fechado e que permeia esse campo do saber. Na busca do nosso objetivo, utilizamos o método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entendermos que o conhecimento que buscamos alcançar não se dá somente pela racionalização de um olhar distante do objeto, mas pelo ouvir, pelo ver e pelo sentir o fenômeno a partir do que sua apreciação imbuída de uma redução fenomenológica que suspende nossas certezas no mundo nos dá a pensar. Para conduzir esse entendimento, utilizamos as ferramentas e instrumentos propostos no livro A Análise dos Espetáculos, que vão desde a descrição das cenas e dos gestos dos bailarinos, até os elementos como música, luz, figurino, maquiagem, entre outros, que simultaneamente e unidos às entrevistas feitas com os componentes do Balé, dão o sentido do espetáculo, dentro de uma dinâmica que liga os diferentes signos, agrupando-os em torno de uma significação conjunta, construindo uma rede de significações que fizeram brotar saberes que foram refletidos conforme se relacionavam. Nos capítulos 1 e 2 essas relações nos permitiram discutir e ampliar os conceitos de cultura, tradição, memória, oralidade e símbolo, entre outros. No capítulo 3, sob a ótica fenomenológica, discutimos o corpo próprio, afetivo e sexuado, além de questões relacionadas aos tabus e padrões de beleza impostos à ele. Ao final,  entendemos que as reflexões feitas são de grande valor para Educação Física pois propiciam um conhecimento sensível e aberto, livre de simplificações que o tornem incomplacente, além de ratificar o corpo como sensível exemplar, sem determinismos ou reducionismos que o vejam simplesmente como máquina. Essa visão pode ajudar a romper com estereótipos corporais presentes nessa área de conhecimento, livrando-o da instrumentalização ao entendê-lo não apenas como objeto, mas também como sujeito que se relaciona no mundo, percebendo e se expressando, guiado principalmente pela afetividade e sexualidade, pelo desejo e pela necessidade de preencher-se significativamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
Interno - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Externo ao Programa - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA - UFMA
Notícia cadastrada em: 18/01/2018 09:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao