Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁLAN DANIEL SANTOS DE SOUZA

DISCENTE : ÁLAN DANIEL SANTOS DE SOUZA
DATA : 23/01/2018
LOCAL: Sala 06

CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS.

Aptidão cardiorrespiratória; HIV/AIDS; HAART; Exercício físico.

A baixa condição cardiorrespiratória de pessoas que vivem com HIV/AIDS, em tratamento com a HAART, é um dos efeitos colaterais característicos desta população, tendo associação com risco elevado de doenças cardiovasculares, mostrando-se mais relevante quando aliado à idade avançada, IMC elevado e diagnostico de lipodistrofia. O objetivo deste estudo foi avaliar e descrever à capacidade cardiorrespiratória de pessoas que vivem com HIV/AIDS, através de um estudo transversal com tipologia descritiva e escolha dos indivíduos por conveniência (Praticantes de exercícios físicos com treinamento de força), sendo composta por 15 indivíduos (11 homens e 4 mulheres), com idade média de 45,58 anos (± 9,44) e com HIV/AIDS, selecionados no hospital de infectologia do estado do Rio Grande do Norte e em acompanhamento clínico nos Serviços de Atenção Especializada em HIV (SAE). Adotou-se as seguintes condições: Pacientes sob uso da HAART de ambos os sexos e idade acima de 18 anos, os quais apresentam contagem de linfócitos TCD4 igual ou superior à 500 cópias/mm³, carga viral indetectável (≤ 50 cópias/mm³) e fisicamente treinados por pelo menos 6 meses. As coletas foram realizadas em um único momento, sendo coletados os dados referentes à composição corporal: percentual de gordura (25,83 ± 7,21), IMC (23,87 ± 2,40), estatura (164,37 ± 9,02), peso (64,71 ± 10,14). E a capacidade cardiorrespiratória: VO2 ml/min/kg (30,60 ± 5,0), respectivamente. Foram analisadas as médias e desvios padrões dos tempos de permanência em cada limiar (limiar 1, limiar 2 e o pico de esforço), como também a variação percentual dos tempos de permanência em cada limiar. A partir dos dados analisados foram observadas um maior tempo de permanência entre o início do teste e o limiar 1 e um menor tempo de permanência após o limiar 2 e o pico de esforço. Os dados apontam para uma capacidade cardiorrespiratória reduzida com associada anaerobiose. Estes resultados podem estar associados à lesão mitocondrial, comumente encontrada em pessoas que vive com HIV/AIDS.

Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Externo à Instituição - MARIA IRANY KNACKFUSS - UERN