Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA JANAINA SANTIAGO MOREIRA FREIRE

DISCENTE : ERIKA JANAINA SANTIAGO MOREIRA FREIRE
DATA : 12/12/2017
LOCAL: Sala de Aula 6 - DEF

A presença da Educação Física no núcleo de educação infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Educação Física; Educação Infantil; Formação; prática pedagógica

O presente estudo teve o objetivo geral de apresentar e discutir o processo de inserção da Educação Física como prática pedagógica no Núcleo de Educação da Infância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/UFRN), no intuito de conhecer sua história na instituição e de situar o planejamento das suas ações pedagógicas na atualidade. Para tanto, partimos da seguinte questão de estudo: Como se deu a inserção da Educação Física nas práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças no NEI/UFRN? O processo investigativo é orientado pela abordagem qualitativa de pesquisa, na qual recorremos ao estudo de caso, trazendo o Núcleo de Educação Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/UFRN), como campo empírico do estudo. Constituímos a amostra com 10 (dez) professoras, sendo 5 (cinco) da ativa e 5(cinco) aposentadas, as quais participaram do projeto de Assessoria Pedagógica para a Educação Física no NEI, tendo-se o objetivo de inserir as atividades de Educação Física na Educação Infantil nesta instituição. Para a coleta de dados utilizamos a observação participante, a entrevistas semiestruturadas e análise documental da instituição. Na análise dos dados definimos temas, a partir do roteiro da entrevista, os quais foram subdivididos em categorias e subcategorias. Os dados preliminares apontam para a necessidade de incluir o conhecimento da Educação Física na Educação Infantil, na formação continuada e na formação inicial, principalmente no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados revelam, ainda, a importância que as pedagogas atribuem à Educação Física na Educação Infantil.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo ao Programa - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - MARTA GENU SOARES - UEPA