Banca de DEFESA: WANESSA CRISTINA MARANHÃO DE FREITAS RODRIGUES

DISCENTE : WANESSA CRISTINA MARANHÃO DE FREITAS RODRIGUES
DATA : 11/12/2017
LOCAL: Sala 6 - Departamento de Educação Física

FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA DO MUNICÍPIO DO NATAL/RN

Educação Física Escolar, Formação Continuada de Professores

A Secretaria Municipal de Educação do Natal vem oferecendo formação continuada a todos os profissionais do magistério da Rede, incluindo os professores de Educação Física. O objeto desta pesquisa é o programa de formação continuada oferecido aos professores de Educação Física da Rede Municipal do Natal. A pesquisa se deu a partir da seguinte questão de estudo: como vem se configurando o programa de formação continuada de professores de Educação Física da SME/Natal? Ancoramos o estudo nas seguintes questões norteadoras: a) qual é a trajetória histórica do programa de formação continuada da SME/Natal oferecido aos professores de Educação Física? b) Como se caracteriza o planejamento pedagógico a partir dessa trajetória? c) Qual a concepção dos professores da Rede Municipal do Natal a respeito da formação continuada oferecida pela SME/Natal? No tocante aos procedimentos metodológicos optou-se pela pesquisa descritiva, por meio da abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram todos os 137 professores que frequentaram a formação continuada oferecida pelo município do Natal no período entre 2014-2016 e assessores pedagógicos lotados na SME/Natal. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a observação participante e o livro de registro produzido pela equipe de formadores, os documentos institucionais da SME/Natal, a Proposta de Formação e assessoramento do município do Natal, os relatórios e as fichas avaliativas anuais da formação continuada realizadas pelos professores. As interfaces do contexto investigado mostraram que a forma a qual o Programa de formação continuada oferecido aos professores de Educação Física foi planejado e executado, caminha em direção a uma perspectiva de concepção inovadora de formação continuada, à luz das características apontadas pelos referenciais teóricos contemporâneos – reflexão, ressignificação da prática docente, autonomia docente, aproximação com as reais necessidades dos professores, professor como protagonista de sua formação, valorização do saber docente e dialogicidade. Destaca-se a relevância da continuidade da parceria com as Instituições de Ensino Superior; dos investimentos na formação continuada; da continuidade e do aprofundamento desta pesquisa, que possa vislumbrar o acompanhamento dos professores em suas práticas escolares.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO